domingo, 14 de julho de 2013

Pintura à Lápis de Cor



Lápis de cor não é como uma pintura à tinta.



Lápis de cor dá uma incrível satisfação de trabalhar, em parte porque é tão facilmente manipulado e controlado. A maneira como você afia o lápis, a maneira como você segura-o e a  quantidade de pressão aplicada, afetam os traços criados.  

Com lápis de cor, você pode criar tudo a partir de misturas suaves para destaques brilhantes nas texturas realistas .  

Depois de conseguir aprender o básico de como pintar à lápis de cor, você será capaz de escolher qual técnica irá capturar qualidades únicas de seu modelo para pintá-lo. Existem tantas técnicas na arte de lápis de cor, pois há efeitos e quanto mais você praticar e experimentar, mais potencial você vai ver nas imagens que o inspiram.

Brevemente a nova página " Como pintar à Lápis de cor" será adicionada no blog, contendo tudo sobre essa técnica que parece difícil  para alguns, e para outros impossível de conseguirem esses incríveis efeitos coloridos. Mas nessa postagem eu adiantarei uma dica, talvez a principal, de como dar volume na pintura à lápis de cor.
 
Você não pode simplesmente adicionar mais cor sobre outra quando você quer que esta seja mais escura. Para escurecer um tom na pintura à lápis de cor você tem que usar pressão para aplicar uma sobre a outra, com uma tonalidade mais escura. Nas áreas claras, a pressão sobre o lápis só deixará a pintura mais uniforme. Mas é através da prática que você irá desenvolver um controle para mudar a pressão sobre o lápis até conseguir o efeito desejado.

Então, pratiquem muuuuito. :D E não esqueçam de sempre observar de onde vem a luz. 








Supergirl

 
Hera Venenosa

 
X- MEN Tempestade



Se você quer aprender a pintar com lápis de cores então visite a página:  Pintura à Lápis de Cor





26 comentários:

  1. Adorei os desenhos, com certeza estarei aqui qdo vc publicar a aula, vou até divulga-la no meu blog.
    Parabéns pelo excelente trabalho
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Leida, primeiramente quero parabenizá-la pelo blog e pelos desenhos, são maravilhosos! Gostaria de saber se com qualquer lápis de cor serve para esta técnica.. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não Bruna, somente lápis mais profissionais, e dependendo da marcar dos lápis de cores, o efeito da pintura pode ser diferente também. As marcas que mais gosto de usar são Mondeluz e polycolor da Koh-I-Noor e Prismacolor, sendo que esse ultimo ainda não tem disponível a venda no Brasil, somente em sites estrangeiros como Ebay e Amazon.com
      MAs outras marcas como Faber Castell e Caran D'ache são muito bons também.

      Excluir
  3. Pow Leida, muito show seus trabalhos. Vim conhecer seu blog através da postagem de um amigo meu no face hoje. Vc faz algo q muita gente hoje descarta, torce o rosto por causa da "inovação tecnológica", achando q já está ultrapassado, A Pintura à Mão, principalmente lápis de cor, já q é "infantil" para muitos. Tenho um amigo q faz tb à lápis, eu tb. Seu trabalho é perfeito, e mostra o quanto muitos estão errados, que ainda é e será sempre possível, fazer uma arte SEM o pc. Não sou contra, mas tb n concordo com os q descartam de cara.
    Parabéns, muito bom mesmo.
    Estou iniciando um blog, caso vc permita, depois passo o endereço dele. Sou novo no ramo de blog, kkk, por isso ainda está simples, com alguns desenhos à lápis, sem srte final.
    Grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por gostar do meu trabalho. :)
      Adiciona o link do seu blog aqui. Para outras pessoas visitarem também. :)
      seja sempre bem-vindo.

      Excluir
  4. Muito Bom! Parabéns pelo talento e técnica. Obrigado também por compartilhar. Posso divulgar no meu blog?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo espaço, grato mesmo por deixar divulgar meu blog, só salientando, está muito simples.
    http://sergio2013paes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu vou aproveitar as dicas. Parabéns pela iniciativa e talento.

    ResponderExcluir
  7. oi,tudo bom?poderia dar uma olhada nos meus desenhos?

    http://desenhode.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dá uma olhada no meu blog http://riscoserabiscosdemica.blogspot.com/ Tem várias caricaturas, dicas de livros, filmes, tutoriais de unha, make, penteado ...

    ResponderExcluir
  9. Leida, parabéns por ensinar tantas dicas, seu blog é sensacional!!!
    No desenho de retratos, tenho dificuldade em fazer os vários tipos de cabelos. Muitas vezes me atrapalho na hora de traçar as linhas dos cabelos, de deixar no tom certo, vc pode me orientar sobre isto? Abraço.

    ResponderExcluir
  10. que legal, eu adoro tudos seus desenhos!!!

    ResponderExcluir
  11. http://vutaquepariu.blogspot.com.br

    Aqui o trabalho de alguns artistas de belém,o blog esta em desenvolvimento,há o link separado do blog de cada membro na pagina inicial,agradecemos as visitas (y)

    ResponderExcluir
  12. Olá, que site show. Poderia me informar quais os tipos de papéis que usou nestes desenhos..? Muito obrigado e parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Anjo você desenha de mais... Venho procurando alguns tutoriais de lápis de cor da Faber-Castell futuramente tem como? E o lápis de cor comum pega em papel cartão?
    Grande beijo, sucesso e parabéns pelos trabalhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não uso faber, mas a tecnica de pintar a lápis de cor não depende de marca de lápis, a tecnica sempre será a mesma, o que diferencia de uma marca para outra é a pigmentação que pode ser brilhante ou não, cores vivas ou não da pintura, quanto melhor for a qualidade do lápis de cor, melhor será a qualidade do seu trabalho, Lápis de cor comum funciona também em papelão, porem, dependendo do tom do papelão, tem uns que são mais avermelhados, outros, um marrom mais forte, o ideal seria voce fazer primeiro uma camada leve de branco em toada a superfície que vc vai pintar, ou qulquer outro tom claro e luminoso que faça parte do tema de sua pintura.

      Excluir
  14. Muito incrível o que você faz com o desenho.

    ResponderExcluir
  15. Excelente! Muito bonitos os desenhos! A pintura está sensacional!

    ResponderExcluir
  16. Lindos desenhos, Leida! Eu quando vou pintar, umas áreas ficam mais fortes que outras, tento sempre manter o padrão de pressão, mas não está adiantando. Eu uso os lápis de cor Faber Castel, você teria uma dica para me ajudar a pintar melhor?

    ResponderExcluir
  17. https://www.youtube.com/watch?v=Pq2oKRBVMEI&feature=youtu.be meu canal no youtube .. são desenhos simples mas que gosto muito de fazer .. Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, muito bom o trabalho de vocês, achei incrivel, humilhante, e e alguns amigos estamos divulgando um concurso de desenho no facebook, gostaria de pedir uma ajudinha, este é o link: https://www.facebook.com/ExtremeOtakueo/photos/a.1423071614611183.1073741828.1423067027944975/1562680053983671
    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir