Cabeça e Face


Como desenhar cabeça humana

Eu pratico e estudo por muitos anos a melhor técnica de se desenhar uma cabeça e seus diversos movimento de uma forma clara e concisa.

Desenho de cabeça começa com a introdução de um método aparentemente simples para a construção da cabeça, para garantir que todos os recursos estejam colocados corretamente.

Imagem do livro A arte de desenhar de Renato Silva.


Para desenhar a cabeça de qualquer ângulo, você deve primeiro entender sua estrutura básica.
Olhar todos os detalhes e visualizar as formas subjacentes, ou seja, que não percebemos a primeira vista.
Esta capacidade de simplificar pode ser aplicado às características do rosto, como:
  • Boca e sobrelábios;
  • Nariz e orelhas;
  • Olhos e sombrancelhas;
  • Cabelos e testas
Mas ao iniciar o desenho é quando você deverá olhar ainda mais. Ignore os recursos e simplifique a forma mais básica da cabeça. Veja os modelos abaixo:


Ilustração do livro Drawing the Head & Hands por Andrew Loomis

Primeiro você começa com uma esfera de base. A cruz é então colocado em algum lugar sobre as superfície da esfera e este define as duas âncoras mais importantes para as características: a linha central e a linha da testa.

A maioria dos métodos similares de construção de uma cabeça que eu já vi, define a linha dos olhos em primeiro lugar; mas é a partir da linha da testa na bola é que ajuda a obter as principais características corretamente proporcionadas.

Agora observe com atenção, as figuras abaixo:
Ilustração do livro Drawing the Head & Hands por Andrew Loowis

 Os lados da cabeça são planos, por isso, pode cortar um pedaço de ambos os lados da bola.

De perfil, este plano será um círculo perfeito, mas quando o desenho está em qualquer outro ângulo, ele parece ser um oval por causa da perspectiva.

Divida este oval para quadrantes. A linha vertical representa o início da mandíbula. A linha horizontal representa a linha da testa. A parte superior e infeior da oval ajudará a enconntrar a linha do cabelo e na parte inferior do nariz.

Construção de qualquer Ângulo

O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.
A inclinação da cabeça é estabelecida no ínicio do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:


 A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.

Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Entendeu?





Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer varias cruzes em diversas posições dando idéia a movimento da cabeça, como pra cima, pra baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandibula, pra dar forma a uma cabeça.




Proporção do Face


A face é dividida em 4 partes iguais a partir da topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.

  Ou em 3 partes iguais, deixando o volume do cabelo ser acrescentado  apenas 1/3  a mais da medida da testa.


Imagem do livro Anatomy For the Artist de Daniel Carter e Michael Courtney


Despois faça a divisão igual para desehar olhos, nariz e boca.
Observe que:  
  • Existe uma distância de um olho entre os olhos e da mesma largura que as narinas.
  •  A linhas verticais a partir da borda das íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para a frente)

Imagem do livro Anatomy For the Artist de Daniel Carter e Michael Courtney
Como desenhar olhos

Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.

Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem se esquecidos.
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.

Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:
  • Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável  é uma mistura das duas coisas;
  • Não deixe a íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a palpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.
O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais ( o "canto" do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.

Uma dica bem legal, é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da palpebra, mais escuro.


 


Seja paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 6B, 7B e 8B.

Dependendo do lápis e papel que voce usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esse desenho, por exemplo, foram usado para esboço HB, B, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 7B na parte superior da iris, pupila e cílios.

Demonstrando como desenhar olho realista:










Olhos  de perfil








Exemplos de olhos para expressão
 A expressão é passada mais pelo olho, sombrancelhas e boca, por isso não vou nomear as expressões, pois esses olhos podem ser usados para mais de uma expressão.



 Agora, use os exemplos para aprender a dar forma, volume e expressão nos olhos. 





Dica  para desenhar um olho igual ao outro














COMO DESENHAR NARIZ





Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples... o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e caracteríticas anatômica.
O naris tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
Os traços no desenhos de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.
Quanto mais detalhes de sombreamento voce acrescentar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabisco serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.

 COMO DESENHAR BOCA

Olhos e bocas são os principais elementos que define toda a expressão do rosto.

Inicie o desenho um linha base interlabiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. Em seguida pode traçar as bordas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.


Boca e olhos são fundamentais para dar realismo no desenho de retratos, então paciência, com muita pratica em luz e sombra, deixarão seu desenho cada vez mais realista.

 O desenho da boca só depende da forma curva da mesma. Quanto a boca feminina deve-se enfatizar na coloração e volume, dando um efeito de maquiagem.



Quando desenhar uma boca sorrindo, tenha cuidado para não acentuar os detalhes dos dentes, dependedo do realismo que você quer proporcionar em seu desenhos, os dentes podem ou não serem sombreados com pouco ou muita intensidade.


Esboço de boca sorrindo

Efeitos de luz e sombra nos dentes, as linhas que antes separavam os dentes tornaram-se sombreamento, promovendo mais realismo no desenho.


 Como dessenhar uma boca
 



Como desenhar orelha



Com dominio da luz e sombra e usando a tecnica do esfumado, os desenhos serão mais realistas.
 
Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artístas não gostam de desenhá-las, escondedo-as com os cabelos.
Tudo vai depender da sua observação. Preste atenção nas curvas da orelha e em suas caracteríticas: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas a cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano.


Dicas: 
  • Nunca use desenhos de orelhas oara treinar, use fotos, desenhe a orelha de amigos e parentes. 
  • A proporção da orelha é a mesma do nariz ( nariz pequeno, orelha pequena e assim por diante), ou seja, entre a ombrancelha e a ponta do nariz. 


Como desenhar cabelos


Clique no link abaixo para visualisar passo a passo de como sombrear e dar um efeito realista nos cabelos.

153 comentários:

  1. AMEIII!!! AGORA JÁ SEI DESENHAR!!!! ADOOOOROOOOO OLHOS!!! É TUDO!!! PARABÉNS PELO SEU LINDO TRABALHO!!! BJSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo, e sei que você é profissional nisso e gostaria de dar um palpite
      você poderia colocar outra orelha e nariz mais trabalhado a sim como os olhos
      um abraço

      Att: Julio Cesar dos Santos

      Excluir
  2. Poxa anonimo, porque não assinou seu comentário? Mas tudo bem, obrigada pelo elogio, e continue acompanhando o blog, qualquer duvida é só me enviar um email ou deixar recadinho por aqui, beijos

    ResponderExcluir
  3. gostei muito,deixe recado se possivel após ter concluído seu blog. Amo desenhar, e nao tenho muito tempo, email:fabianopirigo@hotmail.com valeu!!!!!!!!!!!!!PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  4. Minha nossa!!! Esse blog é perfeito.Amei ele!! Obrigada, o seu blog me ajudou muito. Eu não conseguia acertar os olhos em meus desenhos, e agora funcionou!!!!Adorei!!1

    ResponderExcluir
  5. PerfeitO ! me ajudou bastante flOr.. muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz que estejam gostando do meu blog, estou tentando cocnluír, mas tenho tido muitas encomedas de retrato e está me falatando tempo para continuar, mas prometo que vou cocnluir.
    Obrigada pela paciencia e os elogios de todos.

    abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desenho há vários anos mas como faz tempo que não pratico, estou fora de forma. Suas dicas foram valiosas pra eu relembrar várias coisas. Parabéns pelo belo trabalho e por ajudar ao próximo!

      Excluir
  7. Leida amei seu blog,a partir de hoje estarei sempre o visitando.Desculpe minha ousadia mas vou te falar,já fiz alguns retratos tempos atrás,agora estou desempregado e me veio a idéia de tentar novamente,seu blog me incentiva muito a isso mas tenho um pouco de receio,gostaria muito que me ajudasse com alguma idéia ou conselho,desde já muito obrigado,bjs.edienelicia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu agradeço também por vc apreciar minha arte... sempre que posso estou atualizando o blog e ajudando desenhistas principiantes a se tornarem profissionais... seja bem vinda, e é claro que te ajudarei no que precisar em relação a se aprefeiçoar em desenho ou pintura. :)

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. oi tb ? gostei muito de seu trabalho ele é divino (parabens),suas dicas são otimas ....
    adoreias a do olho ,isso era uma coisa dificil de acertar ,sou de araraquara -SP e por aqui ñ tem muitos cursos de desenho queria saber se vc da aulas ?
    entre em contato comigo se quiser pelo meu e-mail :luuizPatreze@hotmail.com . obrigado pela sua atenção ! bjos e abraços

    luiz p.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Luiz pélo seu comentário e quanto a sua solicitação te enviei um email. Abração :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom o seu blog!!! gostei muito ,ja desenho um pouco e pretendo te enviar alguns desenhos para vc avaliar se nao for incomodo, vc esta de parabens seus trabalhos sao muito bons gostei muito e parabens!!!!!abraços

      Excluir
  11. Adorei os desenhos!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! muito interessante o seu site, muito explicativo, muito bom mesmo, e um incentivo às pessoas que tem dificuldades para desenhar.

    ResponderExcluir
  13. muito bom parabens vc é muito boa para desenhar. eu tenho dificuldades em desenhar um olho igual ao outro oq eu faço para melhorar isso me de alguma dica meu email:leonardo_muz123@hotmail.com ta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. cara leida achei por acaso seu site e fiquei apaixonada, gostaria q me ensinasse como fazer quadrados para passar imagem de rosto, estou começando agora e meu sonho é pintar e desenhar rostos bjs e parabens pelo seu trabalhos

    ResponderExcluir
  15. eu queria saber desenhar cabelo como a sra

    ResponderExcluir
  16. maos e rostos grosseiros, olhos desalinhados e sem proporçao
    aqueles sao Tom CRUZES e Cherlize TALONGE

    ResponderExcluir
  17. esse anonimo bem que poderia por um link com um desenho dele pra mostrar algo que faz,criticas são sempre construtivas.

    ResponderExcluir
  18. muito legal as dicas olha se ta bom os meus desenho q eu fiz, olha la no meu orkut, me procura la diego_mengarda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Diego,
    Infelizmente eu não tenho orkut, mas vc pode me enviar os desenhos pra meu email leidanogueira@hotmail.com eu podrei avaliá-los. :)

    ResponderExcluir
  20. Leida, obrigado pelas dicas, são de suma importância..abraços!

    ResponderExcluir
  21. Eu saber como faz a proporção da cabeça humana.
    Tem algum exemplo de fazer uma proporção?

    ResponderExcluir
  22. Caro Igor Lourena

    eu esqueci de mencionar e demosntrar as porporção da caeça.
    Então acrescentei agora após o tópico "Construção de qualquer ângulo."

    ResponderExcluir
  23. oi eu adorei seus desenhos sao lindos, porem queria saber se vç tem livros com autoria sua com todos esse desenhos

    ResponderExcluir
  24. Olá anônimo

    Não tenho nenhum livro de minha autoria e nem todos são meus desenhos, apenas os desenhos mais elaborados, os desenhos explicativos foram scaneados de resvistas vendidos em bancas de revista, mas são antigos, nem sei se ainda são vendidos nas bancas.

    ResponderExcluir
  25. Olá Leida... Gostei imenso do seu blog. Amo desenhar e pintar, e ate entrei em escolas de artes aqui em Portugal, mas porque ficava muito caro estudar artes nunca pode estudar artes tendo de tirar outro curso. mas estou a pensar em apostar em fazer formação superior ai no Brasil. e o seu blog ajudou-me muito a treinar o traço. o que ainda me custa desenhar é o nariz e a boca não atino com aquilo. será que pode colocar no seu blog mais formas de desenhar nariz e boca, e outras formas de desenhar o corpo?? Parabéns pelo seu Blog está FANTASTICO.

    ResponderExcluir
  26. Olá Liliana


    Muito obrigada por gostar do meu blog. Sim eu farei isso,vou preparar outros métodos mais simples de desenhar nariz e boca. E publicaei alguns videos passo a passo.

    Tenha um pouco de paciencia que tentarei fazer isso o mais breve possivel.

    Muito obrigada e boa sorte.

    ResponderExcluir
  27. nossa, vc não sabe como vc me ajudou!
    sempre quis aprender a desenhar, e agora estou conseguindo! =D

    graças a você!

    muito obrigado, mas eu estou com um pequeno problema...
    nnunca consigo desenhar os dois olhos iguais, sempre saem os dois deferentes, como posso fazer para que os dois saiam iguais, existe algum truque?


    obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcos

    Desculpa por responder tarde, mas quando li seu comentário resolvi fazer umas imagens demosntrando como desenhar um olho igual ao outro.
    Talvez visualizando a maneira como se faz, eu consiga responder sua pergunda. :)

    Não existe nem um truque... tudo tem a ver com proporção, observação e treino.

    Tente fazer dessa maneira e depois me diz como vc se saiu, ok?

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  29. Adorei! Sempre me interessei em aprender a desenhar, mas aqui não tem nenhum curso de desenho, pensei até em desistir, já que não podia aprender mais. Aprendi várias técnicas aqui, seus desenhos são ótimos, me deu mais vontade de continuar! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dymas!!

      Que bom que voce retornou aos seus desenhos, não desista não...todo artista tem seus momentos conflitantes... ainda mais quando ele não consegue ilustrar suas idéias.
      Desenhar com realismo não é fácil, apesar do meu conhecimento, eu ainda tenho dificuldades para ilustrar algumas coisas e muitas vezes não consigo ilustrar minhas idéias, e também desisto constantemente... mas não descarto realmente, pois eu já entendi, que pode ser que aquele não seja o momento para aquele determinado desenho ou criação, mas um dia sem mais ou menos... a vontade de retornar aquele desenho vem e algo incrivel sempre acontece... as dificuldades que existiam antes, parece que nunca existiram, tudo flui muito naturalmente e perfeito... voce vai gostar tanto do que faz que até quando alguém fizer uma critica ruim do tipo, não gostei do seu trabalho é mal feito ou sei lá mais o que... voce realmente não se importará, porque para você sua arte é maravilhosa, é satisfatória. E isso é que importa, e enquanto um não gosta 5000 gosta. :D

      Então faça o melhor para se aperfeiçoar, mas só faça isso quando sentir vontade realmente, ok?!

      Boa sorte
      Abraço. :D

      Excluir
  30. Simplesmente A-M-E-I! Parabens pelo site, vc desenha mt bem! E agora eu ja estou conseguindo desenhar um rosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Que maravilha! fico muito feliz com essas novidade.

      envie seus desenhos para lsnogueira@gmail.com se voce quiser alguma opnião ou se tiver dúvidas e que não encontrar no blog, é só me perguntar.

      Boa sorte. :)

      Excluir
  31. Minha nossa esse blog e muito completo Leida parabens esta me ajudando muito mesmo a aperfeiçoar em meus desenhos, e a aprender mais sobre desenhar de tudo muito obrigado.Sou teu fã adorei....

    ResponderExcluir
  32. Olá Edmilson

    que bom, fico muito feliz que tenha gostado do meu blog e isso realmente lhe ajudou.

    Seja sempre bem-vindo. :)

    ResponderExcluir
  33. Parabéns é muito pouco para definir minha alegria ao descobrir esse blog.Você realmente tem o conhecimento e a sensibilidade dos mestres.
    Fantástico.
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernado,

      Estou muito feliz que voce gostou do meu blog... e mais feliz ainda pela comparação com os mestres... porque na verdade não sou não... :)

      Também estou aprendendo e aperfeiçoando, e sei como é dificil para a maioria dos principiantes se aperfeiçoar se não for para uma escola de desenhos ou encontrar alguém para tornar nossa caminho de aperfeiçoamento mais fácil... por isso repasso todo o meu conhecimento. :D

      Seja sempre bem-vindo

      Excluir
  34. Shooooooooooooooooooow .. Tudo de bom!

    Gosto de desenhar sem compromisso, ou seja, não tenho técnica nenhuma.. rs
    Mto bom ver um pouco dessas coisas!

    Bia

    ResponderExcluir
  35. Lindo, lindo!

    São apenas palavras...a beleza dos desenhos é invejavél a qualquer mortal..

    Parabéns!

    Prof e artista plástica - Carla Alcântara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aldeia

      seja bem-vinda! e muito obrigada por apreciar minha arte e meu blog. :D

      Excluir
  36. Eu queria aprender a desenhar olhos puxados, tipos asiáticos. Tipo, desde pirralha eu desenho histórias em estilos quadrinhos (não para comércio, mas para a mim mesma). É bom porque desabafa.

    Eu tentei aprender fazer mangá mas é muito difícil. Eu não entendo porque mangá e animês os desenhos tem que ser de bonecos de olhos arregalados.

    Será que tem a ver com o tal código de censura dos anos 50? Esse código ainda vigora em certos países. É o código de desenho que o presidente Carter nos anos 50/60 impôs para todos os desenhistas do planeta Terra.

    Nada a ver esse código.

    Outra coisa: Por que não fazem e ensinam a fazer desenhos ou mangás com olhos puxadinhos. Por favor, eu queria ver personagens de essência asiática aqui no ocidente também. Fui,

    Sissi Twingle - Por favor, desenhistas, queremos aprender a desenhar traços negros, traços asiáticos e bonecos com cabelos com cachos e ruivos também.

    Pode deixar, se a questão a lei do presidente Carter, nossos desenhos serão bons cidadãos.

    See ya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo

      Sinceramente é a primeira vez que leio sobre essa lei... eu não sou desenhista de mangá, mas desenho algumas vezes porque sou apaixonada pela arte, alguns desnehos animae, os olhos já não são grandes e sim puxados. Eu desenhos meus animes dessa forma. Veja aqui um exemplo dos meus desenhos http://learn-drawing.blogspot.com/2012/02/valentines-day.html ele tem caracteristicas de asiatico, não fiz com olhos grandes... também não gosto.

      eu vou publicar brevemente a tecnica de desenhar olhos asiaticos aqui, e se voce obser em meu blog, é comum eu desenhar asiaticos, tem negro também. :)

      Excluir
  37. Nossa menina, que talento heim??!!!...

    ResponderExcluir
  38. OI!!!Leida ...amei te encontrar ,vou começar um curso de desenho agora ...e vc tem muito talento; por tanto vou voltar sempre pra pegar umas dicas ...bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Maria

      Muito obrigada por apreciar minha arte e meu blog...

      Seja bem-vinda.

      um grande abraço :)

      Excluir
  39. Nunca vi algo igual... você acabou de ganhar um fã. Sinceramente estou sem palavras

    ResponderExcluir
  40. Prabéns! Também sou desenhista profissional e Seu trabalho é fabuloso!Você vende seus cursos de desenho?
    Ailton Teodoro ww.ailtonteodoro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ailton

      Não eu não vendo, só tenho o blog. :)

      Obrigada por ter gostado.

      Seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
  41. PARABENS! VC AGORA JA TEM A MAIOR Fâ DO MUNDO FICOU LINDO ADOREI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... que fofa!

      Muito obrigada por apreciar minha arte e meu blog. :)

      seja muito bem-vinda. :)

      Excluir
    2. Eu estou com algumas dificuldades em desenhar o nariz ! Será que podia por mais algo para me ajudar ?
      Obrigada (:

      Excluir
  42. Meus parabéns, gostei muito da sua simplicidade,
    como explicar,
    depois de pesquisar muito
    vou ficar por aqui mesmo^^
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por gostar Comand.

      Seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
  43. muito lindo
    queria saber desenhar um cerebro, principalmente
    um olho lindo maravilhoso como esse q vc fez
    PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada.

      fazer um olho como esse não é tão difícil quanto parece, apenas precisa de um pouco treino, lápis e papel próprios para isso. :)

      experimente, faça as estruturas, observe bem os modelos e treine...

      Boa sorte. :)

      Excluir
  44. nossa bom demais, parabens professora, ja favoritei o site :)

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada Rafael, seja sempre bem-vindo.
    Bons desenhos. :-)

    ResponderExcluir
  46. Amei seus desenhos, Leida. Você tem muito talento. Também amo desenhar, mas o meu blog é mais sobre outras coisas: http://cacadorasdepalavras.blogspot.com.br
    Se puder dar uma passada e deixar alguma sugestão, serei muito grata. Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Sua arte, seus traços, suas dicas são impressionantes. Eu "babei"! Hahaha.
    Enfim, seu blog está auxiliando-me bastante.
    Há pouco tempo, estou aprendendo Concept Art e já tenho exercícios para desenhar olhos, nariz e boca de pessoas distintas. Ainda sou bem leigo na área artística, mas treinarei bastante. Por enquanto, está sendo complicado.

    Gostei demais do seu BLOG.
    Você é uma ótima artista, no meu ponto de vista.
    Parabéns! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz que meu blog está leh ajudando a se aperfeiçoar.

      Muito obrigada por apreciar minha arte.

      E seja sempre bem-vindo. :)

      Excluir
  48. tipo, eu desenho um pouco, mas to com muita dificuldade de avançar >< daí eu tava procurando material na internet, e *-* AMEI seu blog, achei tudo que eu precisava sobre o rosto e sobre os materiais, vai me ajudar tanto, obrigada, deixo aqui meu deviant art que tem um pouco do meu trabalho hehe http://htre.deviantart.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá HT_Re

      muito obrigada por gostar do blog. Seja sempre bem-vindo... eu visitarei seu deviantart, deixarei comentário, lá..

      Um grande abraço.

      Excluir
  49. Parabéns pela arte, lindo os seus trabalhos que DEUS e NOSSA SENHORA vós abençoe, e um trabalho muito bom e obrigado pelas técnicas vou usa-las e aperfeiçoar o meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, muito obrigada por apreciar minha arte.

      Obrigada por desejar-me a benção de Deus e NOssa Senhora. :D

      Espero realmente que o blog atenda suas expectativas, mas se tiver alguma dúvida que voce não encontrar no blog, por favor escreva pra mim que responderei assim que possivel.

      Um grande abraço

      Excluir
  50. Parabéns pelo blog, e parabéns pelos seus desenhos.
    Eu sempre gostei de desenhar e tal,
    mas depois das dicas que você deu aqui comecei a aperfeiçoar meus desenhos.
    Agora sim eles parecem pessoas de verdade. kkk
    obrigado pelas dicas !

    ResponderExcluir
  51. olá


    kkkkkk isso realmente foi engraçado... fico muito feliz que o blog atedeu suas expectativas.

    seja sempre bem-vindo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  52. Olá Leida Nogueira. Meu nome é Alvaro Abrantes.

    Bom...eu desenho desde meus 8 anos de idade! Comecei com animes, depois evolui mais, passei pelo artístico! Desenhei ate meus 17 anos, parei por um tempo, pessoas que não sabem o valor que um desenho tem, simplesmente ignoram...mas dei a volta por cima...Voltei a desenhar, não era como antes...fiquei um pouco com ferrugem nos dedos...rsrsrs...Descobri seu blog no google...deixei como favorito...hj tenho 20 anos...pretendo desenhar ate que Deus permita..Você me reanimou para desenhar...Obrigado e Parabéns...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua historia é bem parecida com a minha, mas eu nunca parei de desenhar, apenas deixei de mostrar para aqueles que não davam valor, fiz tudo por minha conta... estudei e continuo estudando, observava outros artistas avançados e conheci outros que de boa vontade davam-me dicas que contibuíram para o meu aperfeiçoamento. hoje sou eu que faço isso para os iniciantes.
      Estou feliz de saber que voce voltou a desenhar, não para não, voce pode até não ter isso como sua profissão, mas não pare, não tem como evitar, nascemos artistas e nossa arte é a melhor maneira que temos de nos expressar... Estude, se tiver dúvidas, fique a vontade em me perguntar, lhe ajudarei na medida do possivel. :)

      ah! hoje as pessoas que um dia disseram que meus desenhos era porcaria, que eu não ia a lugar nenhum, tem no minimo tres obras pintadas por mim. :) Mas não se aperfeiçoei querendo mostrar isso para quem não valoriza o seu trabalho agora, sua arte vai se destacar por si própria. Apenas deixe fluir sua criatividade e aperfeiçoe o seu dom. Faça isso por que voce realmente gosta e porque te faz bem. :D

      Boa sorte! :)

      Excluir
  53. gostei muito do vedeo que ensina a desenhar a boca.estava com muita duvida como desenhar os dentes.

    parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  54. nossa! isso realmente é uma verdadeira obra de arte sou apaixonado por desenhos á lápis desde criança, inclusive tbém desenho mas preciso de dicas de pessoas como vc adorei muito seu blog eu tive minhas "pausas" mas quando descobri o seu blog me motivei muito,seu jeito e etilo profissionalmente de ensinar fez com "q " eu auto me avaliasse e não olhasse mas para trás por favor me dê dicas pra mim serão muito valiosas ficarei eternamente agradecido. eis aí meu email gabrielqapbagam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Oi Leida Nogueira obrigado por me ensinar a desenhar tenho 12 anos e pretendo ser artista como vc
    Pergunta: como vc faz o sombreamento nos os olhos tão bem com o dedo
    vc é muito talentosa

    ResponderExcluir
  56. OI LEIDA,NEM SEI POR ONDE COMEÇAR POIS ESTOU TENTANDO A ANOS ACHAR UM CURSO PARA DESENHO MAS COMO EM UMA CIDADE PEQUENA NUNCA ENCONTREI,SEMPRE AMEI DESENHAR,MAS SEMPRE ESBARRO NA FALTA DE TECNICAS E FORMAS,POIS SEMPRE DESENHEI MAIS NO IMPROVISO,MAS SEMPRE ME FALAM QUE DEVERIA PROCURAR FAZER UM CURSO POIS FALAM QUE TENHO POTENCIAL,MAS DAI CONHECI SEU BLOG,AINDA NÃO COMECEI A POR EM PRATICA MAS JÁ ESTOU LHE AGRADECENDO DO FUNDO DO CORAÇÃO POR ESTAR PASSANDO ESSAS TECNICAS PARA PESSOAS COMO EU QUE ESTÃO REALIZANDO UM SONHO DE PODER DESENHAR,GOSTARIA DE APRENDER A DESENHAR COMO VOCÊ,DESDE JA AGRADEÇO nando.colorado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. João pedroeu não uso muito os dedos para sombrear olhos, as vezes na fase de acabamento e de forma muito suave.

    para os olhos eu uso o esfuminho, para que o sombreamento fique mais perfeito. :)

    muito obrigada por apreciar minha arte. :)

    ResponderExcluir
  58. Olá Nando

    fico muito feliz que o blog está atendendo suas expectativas. há muito mais publicar, mas me falta tempo para concluir as ponstagem.

    mas qualquer duvida que vc tiver e não encontrar no blog, voce pode enviar um email pra mim que eu responderei na medida do possivel. :)

    ResponderExcluir
  59. Olá Leida, meu nome é Júlio,e achei incrivel os detalhes dos seus desenhos, e confesso que estou extasiado. Não tive oportunidade de conhecer meus avós paternos, e recentemente minha avó materna que está com 97 anos e mora no Paraná me enviou uma foto bem deteriorada mas que é possível conhecer minha outra avó. Gostaria de saber se é possível reproduzir a imagem de minha avó à partir desta foto que recebi. Meu email é julio.almeida@embraer.com.br ou julius_rosana@hotmail.com
    Se puder me responder, ficarei muito grato, pois meu pai perdeu seus familiares a mais de 60 anos, e gostaria de dar-lhe a alegria de, se possível, poder ver sua mãe de uma forma maravilhosa que pude ver através de suas pinturas. Fico aguardando, e parabéns pelo talento que ao meu ver é divino.

    ResponderExcluir
  60. Meu Deus, quantos comentários! Nem sei se você vai ler o meu mas vou tentar...
    Bom, eu desenho em casa mesmo e estou com dúvidas sobre os olhos. Todos os tutoriais que eu encontro, os desenhos estão olhando para a frente. Bom, eu gostaria de saber, quando você desenha um rosto olhando para o lado, mas com a face de frente, seria na linha (esboço) padrão? O que muda é a íris?
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  61. Olá

    sim, eu semprte leio todos os comentários e respondo na medida do possivel. :)

    E sim, desenhar um rosto frintal mas com olhando para os lados, somente a iris vai mudar. voce pode visualizr fotografando a si mesmo, movimentando os seus olhos. :)

    ResponderExcluir
  62. 62amei!!! agora posso desenhar melhor, bjos

    ResponderExcluir
  63. Leida, seu blog é simplesmente maravilhoso!!! Tem muitas dicas legais...principalmente pra quem está começando agora.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  64. leida, seu site me ajudou bastante estou aprendendo rápido (não só com seu site ) meus desenhos estão ficando cada vez mais realistas em curtos espaços de tempo! obrigado! aqui está meu perfil do facebook! https://www.facebook.com/guilherme.sampaio.39108?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  65. Chorei ao ver seus desenhos, estou a meses procurando em vários lugares sobre luz e sombra, rosto e etc. e só aqui, neste blog consegui achar o que queria, parabéns,ótima desenhista, tudo nos seus desenhos são perfeito. Queria aprender a desenhar tão bem assim, mas como já venho lendo seu blog, aprendi uma coisa, não vou desistir!! Sou um garoto e tenho apenas 12 anos, aindda tenho muito a aprender XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, nâo desiste não, eu inicei meus estudos com a sua idade. :-)

      Excluir
  66. Gostei muito de todas suas dicas . E vou tentar aplicalas pois semre.gostei de desenhar . E agora vou treinar para aperfeisoae meus desenhos. Rose

    ResponderExcluir
  67. Leida assim como todos que postaram comentarios eu sou mais um que te acha fantastica,e gostaria de tirar uma duvida,como se mede a distancia entre o nariz e a parte superior da boca,eu nunca acerto.desde ja te agradeço e parabenizo pelo sussesso. ass Geovane -S.Paulo

    ResponderExcluir
  68. adorei queria parabenizar vc aprender mais ainda

    ResponderExcluir
  69. Meus parabens mesmo Leida vc e fantastica assim como alguns que eu li no seu blog eu gostaria de saber desenhar tambem,sei rabiscar um pouquinho,desde criança que eu venho tentando hoje tenho 42 anos e nunca desisti da arte,tenho duvidas sobre a distancia entre o nariz e a parte superior da boca,como se mede,se puder mostrar ficarei mto grato,graças a vc assim como eu muitos irao aprender.obrigado!!! valeu e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  70. Nao tenho nem palavras pra dizer,vc e de mais show,se puder veja esse comentario ,e me encina a medir a distancia entre o comecinho do nariz e a parte superior da boca se puder!! desde ja agradeço.um abraço!! ass.Geovane

    ResponderExcluir
  71. Nossa sou apaixonado por desenho,e observando o seu metodo de ensino fico mais;estou em um curso e aproveito para pegar varias dicas com vc;estou encantado com sua arte espero um dia chegar proximo da realidae.Parabens!!!!!!

    ResponderExcluir
  72. Olá Leida, meu nome é Anonimo (brincadeira), admiro muito seu trabalho e velho acompanhando oas dicas, mas tem algo que eu ainda não vi em lugar algum, dicas passo a passo de sobrancelhas.. Gostaria muito de ver isso aqui no site, bjos.

    ResponderExcluir
  73. Muito bom mesmo!! parabens pelo seu trabalho =) ajudou muito, obrigado.

    ResponderExcluir
  74. Olá.
    Já conheço o seu blog há algum tempo mas nunca comentei.

    Antes de mais agradeço o tempo despendido a fazer e publicar os diversos tutoriais disponíveis no blog.
    De seguida, tenho uma questão:

    Sempre admirei os retratos realistas que vejo por essa Internet fora (nomeadamente no DeviantART e outros sites do género) e gostava de começar a praticar a arte do retrato a carvão. A questão é que apesar de já ter visto diversos vídeos (incluindo os seus) não sei bem por onde começar e onde arranjar boas referências em termos de fotografias que sejam relativamente fáceis para principiantes (relativamente à perspectiva e contraste). Neste momento gostaria de conseguir fazer apenas o "outline", ou seja, o traço do retrato, deixando, eventualmente, para mais tarde a questão do sombreado. De qualquer forma, suponho que devia começar por praticar partes específicas do rosto individualmente em vez de tentar começar a esboçar um retrato completo. Talvez começando a treinar o desenho dos olhos, nariz, orelhas, etc. cada um por si fosse a melhor hipótese, não?
    Tenho um conjunto de livros sobre a arte do retrato que apesar de já ter folheado não me dediquei a tentar desenhar e seguir os passos descritos. Devo, na sua opinião, seguir algum desses livros do início ao fim para ter uma noção geral do modo de desenho e proporções dos vários componentes do rosto ou treinar cada um dos componentes individualmente será o melhor caminho?

    Bem, vou ficar por aqui que o texto já vai longo. Espero que tenha paciência para ler o texto e agradeço desde já qualquer indicação.

    ResponderExcluir
  75. Parabéns! Excelente didática e trabalhos incríveis! Sempre adorei desenhar, mas fiquei muitos anos longe desta terapia. Agora estou voltando e sempre consulto sua páginas! Obrigada! Flávia Veneziano.

    ResponderExcluir
  76. oi percebi seus desenhos e são muito realistas gostaria q você explicasse um pouco de como você aprendeu tanto como desenhar pois eu tenho quatorze anos e não consigo chegar a tal ponto.

    ResponderExcluir
  77. Eu amei tudo, era disso que eu precisava.... Parabéns tu és uma grande artista e obrigado por partilhares os teus conhecimentos com a gente.... Bjs amei seu blog..

    ResponderExcluir
  78. OBRIGADO PELOS CONSELHOS , ADOREI O SEU BLOG , AINDA SOU CRIANCA (TENHO 11 ANOS)E AINDA TENHO MUITO O QUE APRENDER COM DESENHOS E VOCÊ ME AJUDOU MUITO . E O MEU NOME È JOÃO VITTOR...

    ResponderExcluir
  79. Adorei a sua explicação e o seu blog. Eu sempre achei maravilhoso quem tem o dom para desenhar, o qual não é o meu caso mas sempre tive vontade de aprender algumas coisas.
    Eu gostaria de saber como você consegue fazer essas sombras, que material é utilizado.

    ResponderExcluir
  80. oi, eu não sei muito sobre desenho, mas eu tenho uma dúvida:

    os esboços de todas as cabeças ou rostos são uma bola?
    tipo pq tem rostos de tamanhos diferentes e tals

    e sempre que eu desenho o rosto nunca fica parecido, a boca fica identica os olhos a sobrancelha tudo só o formato do rosto ou cabeça que eu não consigo acertar de jeito nenhum (tenho uma pequena dificuldade quanto aos cabelos femininos tbm, mas isso eu consigo contornar kk)

    ResponderExcluir
  81. ola td bom gostaria de saber se vc n curso pessoalmente eu sou de jundiai meu nome é Patricia

    ResponderExcluir
  82. Leida, boa tarde e um maravilhoso 2014 com muitos desenhos lindos !!!!!!
    Sou ilustrador e minha técnica é aerografia, o meu forte não é rosto.
    Estou querendo desenhar uma escrava negra ama de leite e estou com muita dificuldade vc pode me ajudar.
    Meu site é decioambrosio.com
    parabéns pelo teu trabalho.
    Decio Ambrosio

    ResponderExcluir
  83. leida nogueira por favor desenhe meu rosto pra eu me insirar te peço por tudo q é maais sagrado olha minha foto no me facebook manoelnonato2012@hotmail.com
    tomara que voce fassa q deus te de em dobro em tudo se vc fizer me auto retrato

    ResponderExcluir
  84. Olá Leida,

    Você ainda responde neste blog? Vejo que você já atua na área da arte grafica a algum tempo mas só agora depois de buscar algum material na net encontrei seu blog. E assim como os demais gostei bastante das dicas, orientações de técnicas e espero que continue postando para que possamos aprender ainda mais com você.

    Grande Abraço

    André Costa
    Bsb/DF.

    ResponderExcluir
  85. Olá Leida....realmente seu talento é Divino...comecei aos oito anos mais sempre tive dificuldade com luz e sombra quando se trata apenas do grafite, com a pintura não tenho grandes dificuldades já que as cores facilitam esse efeito, estou retomando os desenhos até conseguir um bom nível de realidade, suas explicações são maravilhosas e agradeço a oportunidade de aprender através delas...

    ResponderExcluir
  86. muito bacana, seu trabalho gostei de mais,,vai me ajudar muito,,,parabens,,,

    ResponderExcluir
  87. Nossa que lindoo. quanta perfeição em apenas um blog :3 huehueh
    PARABÉNS mulher!

    ResponderExcluir
  88. omg é muito perfeito.....demais....limddoooo

    ResponderExcluir
  89. Me ajudará muito essas técnicas.....

    ResponderExcluir
  90. Sou estudante de arquitetura e urbanismo e desenho bem projetos arquitetonios, perspectivas,etc porém na hora de fazer representações humanas o bicho pega rsrsrs... mais com suas dicas a coisa está melhorando muito, posso dizer que já sai do 3 para o 7 numa escala de 0-10. Ha! se possivel dê algumas dicas de como representar o nú. Já procurei mais o que tem na internet é quase tudo pornografico e não é o que eu quero, quero representar o realismo mais com seriedade, tenho alguns desenhos que fiz sozinho não está tão ruim mais falta alguma coisa.
    Antonildo

    ResponderExcluir
  91. como faz para deixar a íris do olho tão perfeita?

    ResponderExcluir
  92. muito bom grato pelas dicas parabéns manda muito bem

    ResponderExcluir
  93. Esse blog ta me ajudando pra caralho viu, continue assim! (Leonardo)

    ResponderExcluir
  94. Estou iniciando nessa arte, sou uma boa copista rs. porém quero ir muito mais além. Tenho 45 anos e sou professora, só descobri essa faceta agora. estou adorando suas dicas e seu blog, parabéns por sua arte. (Valéria- RJ)

    ResponderExcluir
  95. Você se esqueceu de colocar como se desenham cabelo e sobrancelhas. Por favor coloque eu preciso saber tudo que puder sobre desenho da anatomia humana.

    ResponderExcluir
  96. Como sempre querida Leida, um show de aula....
    Sem palavras...valeu pela contribuição.


    ResponderExcluir
  97. Nossa ameii seu blog tem tudo oque quero!!! Como uma sugestão, acho que vc poderia colocar algumas bases de corpo inteiro sabe, mas já está ótimo!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  98. nossa muito lindo seu trabalho aprende muito!Obrigado por passar sua forma de desenhar tão perfeitamente!S2

    ResponderExcluir
  99. acha que poderia desenhar o rosto meu e do meu namorado e que para mim e um pouco complicado ou poderia me mandar um video a fazer um rosto de uma pessoa

    ResponderExcluir
  100. Olá Leida Parabéns pelo blog ! É o melhor blog que visitei.Rico em informações e detalhes. Iniciei esta semana a um curso de "desenho a mão livre". São duas aulas por semana.Continue passando as dicas rsrsrs Obrigado ! Abraço!

    ResponderExcluir
  101. então dahora maais msm assim ainda naao aprendii

    ResponderExcluir
  102. muito legal eu também desenho !parabéns pelo seu talento.são boas dicas!um verdadeiro chameg gráfico!

    ResponderExcluir
  103. parabeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeens!

    ResponderExcluir
  104. oi leida !aquele desenho o príncipe do egit você já viu!sobre geometria no desenho você postou algo ou vai postar ainda esse ano?sou de Curitiba e estudo na escola de musica e artes de Curitiba guaira!meu nome é claudio!

    ResponderExcluir
  105. ►*Virei seu FÃN numero UM *
    5 estrelas para o seu BLOG ★★★★★*
    *e um céu todo estrelado para a artista que criou este BLOG*
    ►♫ஜ★T.Jot@Ĵџ∩iØяஜ★

    ResponderExcluir
  106. ►Leida,estou procurando seus trabalhos no deviantart,mas estou demorando encontrar meio a TANTOS artistas,você poderia postar aqui o LINK da sua página no site?vou procurar o seu canal do youtube e me inscrever*
    *Você não faz idéia como me identifico com o seu estilo de desenho e os materiais que você gosta de usar*
    *Eu tenho pouco tempo pra praticar desenho e pintura(não vivo dessa arte)mas nunca deixo morrer esse DOM que Deus me deu o qual geneticamente foi herdado por minha filha(que também adora música e desenho)
    *mostrei a ela o seu blog e ela já favoritou no navegador pra visitar e aprender MAIS e MAIS*
    *ela gosta dos trabalhos do artista Boris Vallejo,assim como EU,e adorou os seus trabalhos também*
    Ass.Travassos Junior►♫ஜ★T.Jot@Ĵџ∩iØяஜ★★★★★

    ResponderExcluir
  107. adoreeeeeeiiiiiii
    aprendi a desenhar o olho do video finalmente! 2 dias tentando e consegui!

    ResponderExcluir
  108. Muito bom! Eu sou desenhista e também adoro muito tudo isso!.. Eu quero muito um contato seu quero aprender mais com você!!. Me mande e-mail o meu é: wembley2002@hotmail.com obrigado!

    ResponderExcluir
  109. Agora vou aprender a desenhar de verdade com Leida Nogueira.

    ResponderExcluir
  110. Já fiz curso de desenho artístico mas desanimei pela demora no ensino...com dois dias que estou vendo seus trabalhos já estou super animada desenhando olhos e suas expressões...obrigado sou mais uma super fã...

    ResponderExcluir
  111. muito bom, muito mesmo!!!que talento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  112. Hummm, então os olhos só são um joguinho de luz e sombra, qdo vc percebe, fica fácil, hehe

    ResponderExcluir
  113. ai desenho tudo aquilo que meus olhos consiga enxerga e os seus tambem, apenas tenho uma grande dificuldade pra criar meus proprios desenhos ..... nao consigo desenhar nada que nao seja olhando.. o que faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc só desenha olha para fotografias, será mesmo difícil conseguir desenhar sem esse habito. o treinamento é desenhar por observação, olhando para o objeto real e depois reproduzir o mesmo desenho sem olhar. mas memorizar suas formas, sempre observar de onde vem a luz e como as sombras dão volume tridimensionais no objeto ou anatomia. com o tempo de pratica vc conseguirá desenhar sem referencias, podendo desenvolver suas ideias no desenho mas livremente. ) não é nada facil no inicio, mas se não desistir e continuar treinando vc conseguirá.

      bons estudos

      Excluir
  114. ESPETACULARRRRRRRRRRRRRRRRR , tenho vontade de desenhar , até tento fazer alguma coisa e vendo seu talento chego a acreditar que um dia conseguirei kkkk adoro esse tipo de trabalho , porém faço mais O S T , ou seja óleo sobre tela e nem é algo assim profissional , mais seu trabalho é d++++ além de parecer ser uma pessoa muito centrada sabendo responder com elegância à um critico que conseguiu ver imperfeições em seus trabalhos , uma pena que ele ñ tenha postado algo pra compararmos kkk , de qualquer forma que DEUS continue com vc , pois contigo ele sempre esteve . ass Antonio Nilson

    ResponderExcluir
  115. Ola amiga bom dia meu nome real e Radijha e desenho desde meus 6 anos comecei com historias em quadrinhos depois desenhava cachorros paisagens e me aperfeiçoei mais agora e quero desenhar a Adriana Esteves acho q vc conhece e uma artista de tv na qual admiro muito mas eu queria saber quais lapis uso em cada regiao do rosto tenho os lapis 8b hb 6b 2b e grafite 0.7 e tambem queria saber tambem como fazer os detalhes do rosto com qual lapis eu faço as linhas de expressao e etc desdd ja agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
  116. Leila parabéns pelo blog!
    Gostaria que me enviasse os materias necessários para desenhar. Os tipos de lápis,borracha, papéis etc...
    Desenho mas com esses lápis normais não ficam bacanas.
    Meu email: victor.f_012@hotmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  117. ola leida querida adorei seus trabalhos vc esta de parabens gostaria muito que vc visse minhas ilustrações de aves que eu faço e desse uma olhada nos meus retratos que eu faço tambem e me falasse na onde eu estou errando e como melhorar meus retratos ok

    ResponderExcluir
  118. Quando jovem gostava de desenhar, tinha certa facilidade e fiz alguns desenhos que me orgulharam. No entanto, com o passar do tempo tudo foi esquecido e perdi o jeito. Hoje encontrei seu blog e me alegrei em tentar desenhar novamente. Gostei muito do blog. Você tem tutoriais no You tube? Parabéns.

    ResponderExcluir
  119. eu quando era criança gostava muito de desenhar, pintar em quadros...
    porém o tempo vai passando e a gente ai perdendo essas coisas simples que nos fazem tão bem.

    e o pior é que eu tinha bastante talento..

    quero voltar a fazer meus desenhos.

    obrigado pelas dicas.. são inspiradoras

    ResponderExcluir
  120. parabéns pelo trabalho e pelo esse blog. fazia anos que tinha parado a desenhar, mas agora to recomeçando novamente e graças ao trabalho feito o seu que me motiva cada vez mas. Suas dicas me ajudaram muito . parabéns . ganhou mas um inscrito no seu canal

    ResponderExcluir
  121. Bacana gostei do seu trabalho... Eu estou estudando ja tem um tempo e estou tendo um pouco de dificuldades na parte de texturização.. cheguei até a dar uma desanimada por conta disso. mas parei pra pensar que nada é fácil e que grandes profissionais de qualquer área que for, passam por grandes dificuldades, e é por isso que eu vou continuar em frente.. obrigado pelo conteúdo.. gostei bastante

    ResponderExcluir
  122. nossa consegui esboçar uma cabeça sem olhar no modelo! adorei as dicas muito boas.

    ResponderExcluir
  123. Parabéns, lindo trabalho!
    Gostaria de ingressar nesse mundo do desenho, se você puder me ajudar dizendo quais materiais devo comprar (tipos de lápis, borracha, papel) ficaria muito agradecido! Sandrohp02@gmail.com

    ResponderExcluir
  124. OLá Tudo bem. Vou te enviar um email da desenhetudo@gmail.com de como voce pode iniciar seus estudos para desenho artístico, serei sua professora virtual.

    ResponderExcluir
  125. Tenho um artigo sobre como desenhar Músculos em meu blog.
    Não encontrei algo assim em seu blog Leida. Talvez isso possa ajudar muitos alunos. Acredito que com sua experiência vai desenvolver um artigo com esse tema também. Como Sempre parabéns pelo artigo e assim que publicar algo com o tema que te falei volto para ler tbm. ;)

    ResponderExcluir
  126. MARIA ROSELY DA SILVA MACHADO10 de janeiro de 2021 às 12:56

    Não sei se vc aceita encomendas de reproduzir fotos, se sim gostaria de conversar mais sobre isso. Adoraria reproduzir uma foto minha , aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir