Desenho para iniciantes (Introdução)



O que é Desenho?

Antes de iniciarmos nossos estudos para aprender a desenhar, vamos conhecer algumas informações básica sobre esse universo incrível que é o Desenho Artístico.

 O desenho é uma forma de expressão visual e é uma das principais formas dentro das artes visuais. Existem diferentes categorias de desenho, o artístico, o tecnico, os esboços ( Um esboço é um desenho à mão livre que não é geralmente concebido como uma obra acabada.), a animação, o mangá.

 O desenho  faz uso de qualquer  instrumento que possa marcar um meio bidimensional. Instrumentos comuns como grafite, lápis, caneta e tinta, pincéis com tinta, lápis de cor de cera, lápis de cor, carvão, giz, pastel, vários tipos de borrachas, marcadores, canetas e vários metais (como as canetas pena, que tem a ponta de metal ou aerógrafo).  

O suporte mais comum para o desenho é o papel, embora outros materiais, tais como papelão, plástico, couro, lona e placa, podem ser usados também, tudo depende da criatividade do artísta.

Qual a diferença entre Desenho Artístico e Técnico?

 Desenho artístico e técnico têm objetivos diferentes.  
  • Desenho artístico pode replicar natureza ou expressar uma emoção, mas é para ser olhado.
  • Desenho Técnico replica coisas reais, e que se destina a comunicar informações práticas sobre o assunto.

Material de desenho

O material para desenho pode variar de acordo com o estilo de desenho de cada desenhista. Mas para quem está iniciando, o material básico seria:
  • 1 lápis 2B
  • 1 borracha branca
  • 1 apontador ou estilete
  • papel sulfite A4 e A3
  • bloco Canson A4 Escolar
* Esse material  é mais adequando para fazer esboços e praticar luz e sombra, para um desenho mais profissional ou bem elaborado, serão necessário lápis de outras graduações e papéis de gramaturas acima de 180g/m².

Material para desenhos avançados
  • lápis graduados: HB, B, 2B,4B, 6B,7B,8B,9B (Você não precisa ter todos, mas pelo menos uns 3 (2B, 6B, 8B)
  • 1 lapiseira 0.3
  • 1 esfuminho 0.1
  • 1 borracha limpa-tipo
  • 1 borracha branca propria para desenhos artísticos
  • um apontador ou estilete
  • Bloco layout
  • bloco de papel com 180g/m² ou 200g/m²  ou  240g/m².
 OBS: tenha sempre pastas catálagos A4 e A3 para guardar os seus desenhos, mesmo aqueles que na sua opinião não ficaram tão bons, mas ele serã importante na comparação da sua evolução dos desenhos futuros.


Conhecendo alguns  materiais básicos para o artístas: 



  • Lápis: Há lápis de varias graduações que dependendo da técnica utilizada,  eles farão muita diferença no resultado final. 


Os lápis são divididos em graduações:
  • Grafite Duro ( "H" = Hard): 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, 
  • Grafite médio ( "HB" = Hard/Black): HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 
  • Grafite Macio ( "B" = Black): 6B, 7B, 8B, 9B
A diferença entre eles está na graduação e rigidez, o que significa que para cada sombra, existe um lápis proporcional à sua intensidade. Você não precisa ter todos, mas 3 ou 4 tons seriam essenciais.

Além dos lápis graduados, você pode experimentar outros tipos de intrumento para desenvolver seus desenhos como: 



Barra de Grafite. Ideal para Esboços, Desenhos, Traços e Decalques. Assim como os lápis tem suas graduações, as barras de grafite têm as suas também.









Carvão de origem vegetal utilizado para desenho. Com um pouco mais de prática voce pode fazer um desenho bem elaborado somente usando ele e para fixação, utilize verniz fixador, caso contrario sempre que tocar no desenho sujará sua mão, desbotará com muita facilidade.











Voce pode encontrar o carvão vegetal como lápis também. Abaixo alguns exemplos:

Lápis Carvão Gioconda
Lápis Carvão Chines
Lápis Carvão Conté
 Qualquer um desses é utilizado para desenho e esboços e tem alto padrão de qualidade. Todos são de marcar importadas.

OBS: Essas são marcas que eu uso e gosto muito, mas há outras também como: Cretacolor e Koh-I-Nor que são tão boas quanto essas citadas acima.

  • Esfuminho
 Esfuminho é um rolo de papel feito de feltro ou peliça prensado em forma cilindrica com pontas nas extremidades; instrumento criado especificamente para a obtenção dos efeitos de esfumado e pode ser utilizado para os trabalhos utilizando-se as técnicas secas como o lápis de grafite, carvão ou pastel.

O esfuminho serve para  desmanchar o grafite no papel, ou seja, "esfumar" as áreas pequenas e precisas, que com o dedo não seria possivel fazer com tanta precisão, finalizando então, um visual mais real ao desenho.


  • Borracha
 Para os esboços, a borracha plástica branca já é suficiente, as quais você pode encontrar em diversas marcas. Faça teste com algumas, pois nem todas as borrachas brancas realmente apagarão sem deixar o papel borrado. 
Mas para um desenho mais elaborado, com efeitos realistas ou hiper-realistas, serão necessárias outras borrachas de apoio.
Abaixo segue alguns exemplos de borrachas brancas ou não e suas funções específicas.


 Borracha plástica de excelente qualidade. Considerada a melhor borracha do mundo embalada individualmente em um envólucro prático de celofane. Possui manga deslizante para manuseio mais fácil.
Exclusiva fórmula que deixa poucos resíduos de fácil limpeza, evitando desperdícios.

(Essa borracha é a minha favorita, principalmente para limpar o contorno de um retrato, ou deixar aquele brilho dos olhos bem branquinho.)
 


 Borracha MONO Light Tombow é uma borracha plástica Japonesa. Essa borracha é utilizada para apagar grafite e é extremamente macia. Possui uma excelente maleabilidade.






 Essa borracha é utilizada para apagar grafite com facilidade, sem marcar o papel.




  Borracha conhecida como limpa tipo é utilizada não só para apagar, mas para tirar o excesso do grafite fixado no papel, e promover pequenos efeitos de luz, como no olhos, face, contorno do rosto, cabelos, pêlos de animais e assim por diante. E pode ser usando para grafite, pastel e carvão.
 Essa é uma borracha que fica suja com muita facilidade, para mante-la limpa basta fica amassando como se fosse massinha de modelar, até ficar da cor original novamente.


  • Papel
 Vou apresentar alguns blocos para esboço e para desenho para bons acabamentos e profissionais para qualificar o seu trablaho. Mas antes, é interessante saber que existem outros tipo de papel como: vegetal, sulfite e jornal que também vale a pena fazer testes para descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.

  1. Papel para Esboços

Esse papel é muito comum e facil de encontrar em qualquer papelaria é da linha estudante, serve tanto para os esboços como para teste de cores. É um papel fino e possui textura levemente granulada para melhor aderência do lápis.






 É um bloco com 50 folhas de 120g/m² com textura levemente granulada. É ideal para desenhos a lápis, pastel seco, pastel oleoso, grafite, carvão, crayons e etc.










 O bloco de esboço CONDA é utilizado por artistas e os "viciados" em desenhar todos os dias e em qulquer lugar. Esse bloco é mundialmente conhecido como "Sketch Pad".
Eu tenho varios desse, tem tamanho A5 e A3 também, e está sempre na minha bolda, pois onde quer que eu esteja, tenho papel e caneta ou lpais para esboçar minhas idéias para depois passar para um tela de pintura ou aperfeiçoa-los em um papel mais profissional.




É um bloco de papel com 120g/m² estudante é composto por 50 folhas de papel branco liso, especialmente indicado para rascunhos de desenhos com lápis, caneta de ponta porosa, tinta nanquim e pena tubular.









  2. Papel Profissional para desenhos artísticos em diversas técnicas.



Esse papel  é o favorito da maioria dos desenhista, isso porque ele possui 100% fibra de algodão e tem brancura natural. Canson Arches Dessin & Esquisse possui textura levemente granulada (200g/m²), ideal para desenhos com lápis, giz pastel, grafite, carvão, sanguínea e etc. Possui apenas 16 folhas. Por ser uma papel caro é bom caprichar bem no desenho pra valer a pena utilizar cada folha desse bloco.




O Papel Profissional Filiart Renaud possui superfície texturizada com 30% de fibras longas de linter de algodão ideal para trabalhos com tintas a óleo e acrílicas, aquarela, guache, pintura crayon, grafite e nanquim. Cada bloco possui 20 folhas com 200g/m²








 Esse bloco é utilizado em diversas técnicas de desenho, como pastel, desenho a lápis, carvão, crayon e pastel oleoso. Gramatura 200g/m²









É utilizado em diversas técnicas de desenho, como pastel, desenho a lápis, carvão, crayon e pastel oleoso. Gramatura 140g/m²













Agora que você conhece o material, voce só precisa providencia o seu e iniciar seus estudos em desenho artístico com Luz e Sombra

Boa sorte!!!! :-)

313 comentários:

  1. tenho um lápis um tal pitty chacol gostaria de saber se esse e bem ou mal necesario para realizar desenhos?

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpa pela demora da resposta, é um lápis mais profissional, porém vc pode usar sim, tem um grafite mole e bom para fazer sombreamento. O problema não está no lápis e sim no peso da sua mão ao desenhar qualquer coisa, e principalmente no processo de sombreamento, mas é claro que quanto mais macio for o grafite melhor o realismo do seu desenho.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me chamo Eduarda tenho 11 anos e, vou participar de um concurso de desenho(msmonao sabendo desenhar muito bem).Acho que nao custa nada tentar!
      O que vc acha que eu preciso levar?
      Fiz uma lista com :
      Lapis graduados: HB,6B e 8B
      Laís carvao:Gioconda
      Esfuminho
      Borracha:Staedtler e Koh-I-Noor
      Eco lapís:Faber Castel

      Espero que vc responda logo!!!
      Bjs!

      Excluir
    2. Olá. Eduarda


      Desejo boa sorte a voce, que vc faça o seu melhor. :)
      eu acho que o material está OK, eu não sei quais são criterios de avaliação e o tema do concurso então fica dificil falar sobre o material.
      Mas se for somente desenho acho que voce está bem equipada. :)

      Parabens pela sua iniciativa de participar do concurso.... já estou torcendo por voce. Boa sorte!!!

      Excluir
  3. eu amo desenhar,estas dicas estão ajudando muito!

    ResponderExcluir
  4. eu tenho um KING inex pen HB N2 serve para fazer esse tipo de desenho?

    ResponderExcluir
  5. Olá. serve sim, mas o grafite dele é mais duro,o sobreamento dos seus desenhos não ficarão tão escuros. Mas para esboços, voce pode usá-lo sem problema algum. :)

    ResponderExcluir
  6. olá para todos sou muito iniciante mesmo e tenho duvidas para desenhar de tudo um pouco tipo um quadrado (formas geometricas).
    tem algo que eu possa fazer para melhor meu desempenho um pouco mais de presa?

    ResponderExcluir
  7. Olá Anonimo,

    O exercício mais simples e eficaz para voce desencvolver habilidade para aperfeiçoar seus desenhos é retas e circulos a mão livre.
    Pegue seu lápis e um papel, e tente fazer retas precisas... provavelmente suas primeiras tentativas não sairam retas e sim rabiscos tortos. quando vc conseuir fazer uma reta perfeita em um risco apenas, então voce passa para o segundo execício, fazer un cículo perfeito a mão livre, quando vc conseguir fazer o circo perfeito com um unico rabisco, então voce está pronta para estudar tecnicas mais avançadas de desenho. E para desenhar, além de estudar tecnicas, é ter muita prática, muita prática mesmo.

    Ah! Um dica. eviter apoiar o seu pulso no papel, isso faz seus risco ficar pesado, faça seus esboços segurando no lápis sem apoioar seu pulso, isso lhe ensinará a ter o traçãos mais leves. :)

    ResponderExcluir
  8. Boa noite.

    Realizo alguns desenhos de paisagens, aves, etc e ficam bons, no entanto me esforço no sentido de desenhar rostos, já comprei cursos online e percebi que a maioria das técnicas são de decalques. Isso realmente é desenhar rostos ou pode alguém olhar uma foto e desenhar?

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo

    É lógico que é possivel desenhar somente olhando fotos ou até mesmo olhando o modelo vivo... desenhar atraves de decalque também é desenho, pois o que vai realmente valoriza esse desenho não é o molde do rosto e sim o sombreamento que será feito.
    Mas para desenhar um rosto a mão livre apenas olhando, terá que dominar as tecnincas de proporção do rosto. Você tem que primeiro aprender a desenhar um rosto básico, apenas para aprender proporção como por exemplo, o rosto frontal: a mesma medida da testa é a mesma do nariz que é a mesma da base do nariz até o queixo. as orelha tem o memso tamanho do nariz, a distancia de um olho para o outro é tamanho do mesmo olho e assim por diante... Mas é treino diario, para desenhar um rosto com proporções corretas e ganhar velocidade também.

    Espero ter esclarecido sua dúvida. :)

    abraço. :)

    ResponderExcluir
  10. meus traços saem muito suaves,talvez por não usar a força nos traços, gostaria de saber cm faço pra que eles fiquem mais fortes,que tipo de lapis devo usar nas sombras,eu uso 2b 4b 5b 6b 9b por enquanto to trabalhando com esses.se vc poder me ajudar e dar opiniões sobre meus desenhos eu ficaria muito agradecido,.da uma olhada no meu orkut que la tem alguns ederbrown28@hotmail.com ou revolucaodosdedos.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  11. Olá eder, voce não ´recisa usar força nos traços, caso contrário marcará o papel também e será dificil apagar se for necessário. Para traços mais fortB e e vc precisa usar lápis de grvite macio, como 7B, 8B e 9B. eu não consegui ver seus desenhos, eu não tenho orkut, mas Facebook. Voce pode me enviar seus desenhos para o meu email. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite leida,faz tempo q eu nao desenho,mas quero voltar a desenhar fiquei muito interessado p ver seu blog,depois de houvir tantos comentarios sobre ele aqui.Vou deixar meu endereço eletronico facebook ( marcos.tst.vieira@gmail.com )

      Excluir
  12. Olá. Empre gostei desenhar mas deixei quando começei a trabalhar em autocad (desenho). Voltei a desenhar neste mês e não perdi o jeito, pois é como andar de bicicleta...e também pintei um quadro a óleo! Não sei muitas técnicas mas gostaria que me desse uma opinião dos meus desenhos:
    http://www.minhasobras-ana.blogspot.com/

    Os seus trabalhos estão demais especialmente a pintura a óleo do cavalo...lindo

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. da uma olhada nos meus desenhoe me da umas dicas,preciso melhorar os meus traços,agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  15. parabéns pelo blog...
    me esclareceu muita duvidas,fazia 12 anos que eu ñ desenhava nada,agora quero recuperar o tempo perdido...
    obg pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  16. OLá. Carina
    Eu também agradeço por apreciar meu blog. SEja bem vinda.
    Se tiver outras dúvidas é só postar... eu ajudarei você.

    Abraço :)

    ResponderExcluir
  17. cassia mauli

    eu acho legal desenho bem esplicado gostei

    ResponderExcluir
  18. obrigada Cassia por apreciar meu blog. :D

    ResponderExcluir
  19. VC É SIMPLESMENTE DEMAIS...

    ResponderExcluir
  20. bom achar alguém que realmente entende de desenho, ultimamente o pessoal mais fala do que sabe.. parabéns, gostei de sua página..
    Luis Dill

    ResponderExcluir
  21. muito obrigada, Luis Dill, por apreciar o meu blog. :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Leida. Eu estou aprendendo a desenhar agora, e gostaria de saber de você, se fazer a aferição dos modelos na hora de desenhar é realmente importante, ou se dá pra desenhar sem isso. Você faz aferição quando desenha? Valeu, abração. Seu blog é muito legal.

    ResponderExcluir
  23. Olá Lucas,

    Nâo é importante , isso vai depender da sua segurança em fazer desenhos a mão livre. Logo é perfeitamente possivel aprender desenahr sem isso... mas requer muito pratica e principalemnte observação quanto ao seu modelo, entender proporção para que o desenho tenha bons resultados. :)

    ResponderExcluir
  24. Voce é sempre bem vindo.... esteja a vontade para perguntar uqlquer coisa sobre desenho artístico. :)

    ResponderExcluir
  25. achei dicas meio vagas... pois muito se repete e pouca técnica se mostar ..entaum não gostei...achei fraco...:(

    ResponderExcluir
  26. Olá eu ñ consigo desenhar pessoas dançando vc pode me esclareçer algumas dicas ?

    ResponderExcluir
  27. Para Imagem:

    Claro que posso, é só vc postar suas perguntas e responderei assim que possivel.

    Mas devo antecipar que desenhar pessoas com idéias de movimento não é uma tarefa fácil realmente é necessário, porém não impossivel.

    Você precisa primeiro aprender a desenhar uma pessoa em varios movimentos, para conseguir fazer isso com dominio é necessário que vc Aprenda a observar também, veja fotos de pessoas dançando sozinhas primeiro e tente reproduzir, é importante que faça primeiro seus modelos nus e depois colocar roupas para vc conseguir proporções mas proxima da realidade.
    Se vc tiver algum desenho, envie para leidanogueira@hotmail.com assim posso avaliar como está o seu desempenho e te ajudar na medida do possivel. Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  28. Para o Anonimo que não gostou do meu blog:

    Obrigada pela sua observação.

    ResponderExcluir
  29. Oi Leida, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, são incríveis suas dicas, eu gosto de desenhar, recentemente conheci alguns trabalhos sobre Desenhos Realistas, gostei mais estou encontrando muita dificuldade, por que não esta bem realista acredita que é a questão do efeito sombra e luz, você poderia dar algumas dicas de como chegar a tais efeitos?

    Abraço :)

    ResponderExcluir
  30. Obrigada por apreciar minha arte. Eu gostaria de ver seus desenhos para saber em qual nível vocce está.
    Quanto a fazer os desenhos realistas, isso realmente não é uma tarefa facil, é preciso muito treino eprincipalemnte observação para os efeitos de luz e sombra. O ideal é voce iniciar osseus desenhos relaistas com objetos simples como desenhar um lápi, ou um cubo, algo simples... por exemplo: experimente colocar uma maçã no centro de uma mesa e use uma luminaria para direcionar a luz e a sombra da maçã e observe bem a imagem e reproduza no papel, repita quantas vezes for necessário até vc conseguir fazer sua mãça dar a impressão que está saindo do papel, de profundida, volume... quando vc olhar para o desenho de sua maçã e isto estiver dando a sensação de real então pode se dizer que voce tem o dominio de luz e sobra e dai é só praticar com outros objetos, criar composições até chegar no retrato. envie as imagens dos seus desenhos para o meu email lsnogueira@gmail.com e tentarei lhe ajudar da maneira mais simples possivel. :)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Eu não uso lapis mais sim lapiseira!
    Gostarioa de saber se deveria começar a utilizar o lapis.

    ResponderExcluir
  32. olá,

    Não tem problema usar só lapiseira, existe lápiseiras com grafites duros e moles como os lápis também, por exemplo, vc continuar usando lapiseira 0.3,0.5,0.7... cada uma te dará um efeito diferente no tom do grafite. Mas a desvantagem que para fazer desenhos grandes teria que usar muito grafites. Para desenhos mais elaborados a lapiseira é execelente para fazer detalhes que exija traços mais delicados e o lápis faria o trabalho de preenchimentos dos desenhos e também mais volumes e forma.

    O ideal é vc usar os dois sempre, mas tudo vai depender dos desenhos que vc pretende fazer.

    Abraço

    ResponderExcluir
  33. qual o valor total do curso,quantas horas de duraçao e se é so de rostos e qual a forma de pagamento. meu gmal é jatobarpequi@.com

    ResponderExcluir
  34. OLá

    Eu não dou aulas particulares..
    sinto muito, eu bem que gostaria mas no momento isso não é possivel pra mim.
    Eu tenho ensinado pelo blog somente e não paga nada por isso... algumas pessoas que estão apredendo sozinhas, elas me enviam seus desenhos e eu faço anotações e as oriento.
    Não é bem ensinar, e sim um direção para quem está aprendendo.

    Se vc quiser vc pode fazer do mesmo jeito, mande seus desenhos pra mim, eu o ajudarei na medida do possivel.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Olá, aonde posso conseguir todo esse material citado? Fica por quanto em reais?
    Amei o blog.

    ResponderExcluir
  36. OLá,

    voce poderá encontrar esse material em qualquer loja de material artistico para desenhista ou de arquitetura... papelarias, voce encontrará no maximo lápis 6B. Segue um endereço de uma loja virtual onde vc encontrar tudo isso e mais um pouco. :)

    ttp://www.frutodearte.com.br/distinction.php

    ResponderExcluir
  37. leida tenho 10 anos e sei desenhar bem graças as suas dicas e tenho uma pergunta da para se desenhar com lapis 2b? ele e bom? da para fazer sombreamento com ele?

    ResponderExcluir
  38. OLá,

    Fiqco feliz que minha dicas tem ajudado vc a aperfeiçoar seus desenhos.
    MAs sobre o lápis 2B,é possivel desenhar com eles, mas ele tem grafite duro ou seja, pois mais que voce aperte o grfite no papel ele nunca ficará um tom mais escuro, logo não é possivel dar efeitos de profundidade nos sombreamentos, ele muito usado para os primeiros rabiscos do desenhos por fixar um tom suave do grafite, pode sombrear normalmente, mas sempre ficará no mesmo tom suave. Para dar profundidade e volumes dos desenhos sobreados vc teria que usar os lápis 4B,6B,7B,8B E 9B, isso dependedo do desenhos e o estilo que voce quer fazer.

    ResponderExcluir
  39. Sou apaixonado por desenhos à lápis sempre que posso estou rabiscando alguma coisa entretanato tenho uma dificuldade muito grande de representar a folhagem de uma arvore por mais que eu tente não fica bom voce poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  40. Olá,

    reproduzir uma folha ou folhagens no desenho só depende de luz e sombra isso depende de quanto realista vc quer deixar o seu desenho.

    Dependendo da distancia da arvore voce não precisa desenhar folha por folha, será feito apenas sombreamnto dando idéia do volume das folhas.... para visualizar o que estou dizendo, voce tem que fazer um exercicio visual, olhando para as arvores reais em varios momentos do dia e noite, para voce aprender o efeito de luz e sombra nas arvores.

    Eu farei uma págima brevemente de como desenhar paisagem incluindo também noçoes de perspectiva. Assim voce poderá visualizar o que eu quis dizer acima. :-)

    envie-me algusn de seus desenhos para lsnogueira@gmail.com, talvez eu posso lhe ajudar dessa forma também.
    até breve.

    ResponderExcluir
  41. oi meu nome eh marcelo e tenhu uma pergunta mais a er com noção de desenhu que eh crucial para se desenahar.quando vc chega,por exemplo ao nível que vc tah agora, com quanta perfeição se consegue representar o que se imagina?ah e adoraria que vc me adicionasse no facebook:marcelo_lpg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. olá Marcelo,

    eu já adicionei voce no facebook agora é só vc confirmar... bom eu ainda não considero os meus desenhos tão perfeito assim... mas não precisa estar no meu nivel para reproduzir o que imagina, isso vai depender do que voce imagina e o quanto realista voce quer que o seu desenhe fique, mas é claro que voce precisa treinar muito e principalmente dominar luz e sombra e ter noções de perspectiva... sabendo isso... voce será capaz de desenhar o que quiser sem se preocupar com o modelo para fazer seu desenho... tudo em relação ao desenho fluirá muito melhor quando voce tem noções de técnicas de desenhos e sombreamento.
    Mas nada adianta estudar as tecnicas se voce não praticar.... é a pratica que fará voce desenhar cada vez melhor e aprender a observar melhor as coisas ao seu redor. Um bom desenhista também bem é um bom observador e detalhista. Então estude e pratique sempre que for possivel.

    Abraço e Boa sorte. :)

    ResponderExcluir
  43. obrigado pelas dicas agora estou mais confiante e eu tbm estou seguindo suas dicas de treinos e jah estou no ponto de traçar circulos rapidamente( a parte dos traços eu jah aprimorei )e quando finalizar tbm essa parte eu vow pesquisar técnicas mais avançadas e quando eu chegar nesse ponto entrarei em contato novemente!marcelo.

    ResponderExcluir
  44. Oi Leila
    Não sou desenhista, mas preciso dos esboços para fazer meus noivinhos em biscuit, teria como vc.fazer um esboços de como desenhar,cachorros gatos e cavalos,se não for pedir muito, bjs

    ResponderExcluir
  45. Olá Sil,

    como assim, voce está me encomendando esboços? envia me um email (lsnogueira@gmail.com) e explica direitinho que voce quer e ai eu vejo o que posso fazer por voce. :)

    ResponderExcluir
  46. Oi Leila
    Eu não soube me expressar,mas achei o que queria, aquele cachorro desenhado.Faço noivinhos esculpidos,e muitas me pedem cachorros no topo de bolo, por foto fica dificil ver o formato do corpo, e aquele desenho, ficou bem claro os musculos (vc.faz com lapis eu terei que fazer com massinha)
    Mas agradeço pela atençao, e parabens vc. é muito boa no que faz,bom ano novo , saúde paz e sucesso,bjs

    ResponderExcluir
  47. Olá eu sou o allan .. eu jáh desenhava a um tempo , porem dei uma parada , i nao consigo mais voltar ao meu ritmo anterior .. as veses me desanimo , i jáh ater pensey em parar de desenhar , porem sei ke tenho um dom .. ater prq minha familia toda desenha .. mas nem um deles fiseram isso de sua carreira .. i eu me vejo com um talento ke aos poucos vo jogando fora .. i nao quero isso .. eu jáh vi mtos tutorias otimos como o teu .. i mesmo assim nao consigo pegar exatamentes as formas das figuras entre outros .. preciso de uma ajuda !!

    ResponderExcluir
  48. OLá anônimo....

    Bom não basta ter o dom se voce não tem animo para aperfeiçoar o seu talento...O universo do desenho é infinito, porque nem sempre quem sabe desenhar gosta de desenhar qualquer coisa, por exemplo: eu desenho qualquer coisa, mas o que eu me identifico, faço com facilidade e rápido são os retratos, tem amigos que só fazem caricaturas, o que eu realmente não consigo fazer com a facilidades que eles fazem, tenho outros amigos, que só desenham anima, manga, outros que só gostam de pintar e assim por diante, voce precisa experimentar outras tecnicas, como tinta, lápis de cores, giz pastel, enfim, voce tem que experimentar, desenhar outras coisas que não costuma fazer, até descobrir onde voce quer explorar o seu dom... Na minha familia também tem muitos que desenham , mas nenhum seguiu carreira, de tres gerações de desenhistas, só eu vivo disso....e não é facil e nem um mar de rosas, para fazer o que faço, precisa de disciplina e estudar sempre... eu levei um tempo também para descobrir que linha do desenho artista eu queria seguir é normal e também mesmo depois de desenhar profissionalmente, eu parei por um tempo, achei que havia desanimado também... mas não é isso, é que todos os artístas passam por momentos assim... então tenha paciencia, e desenhe apenas quando vc tiver vontade, estude, mesmo tendo talento e desenvolvido suas próprias tecnicas de desenho é sempre bom, seguir outras dicas e tecnicas e treinar sempre... não desista, ok.
    Boa Sorte. :)

    ResponderExcluir
  49. Olá, Também sou desenhista,amante da arte, e adorei suas obras. Achei muito inspiradoras gostei muito das técnicas desta ensinadas. Meus parabéns! Deixo o endereço do meu blog caso vc queira dar uma olhada.Estou ainda iniciando, mas já tenho pessoas como você pra serem meus exemplos. Ah e estou te seguindo, pretendo voltar aqui mais vezes.

    http://johnatansouza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Olá!
    Adorei encontrar este blog.
    Hà algum tempo que sinto uma enorme vontade de pintar, mas quero fazer uma pintura reperesentando um abraço, que tanto aprecio.
    Se possivel gostaria que desse alguma dica.
    Obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
  51. Adorei seu blog!
    As suas dicas estao me ajudando muito!Mas agora gostaria que você me desse uma dica de um site com a passo a passo de algumas imagens.
    Obrigada aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  52. Olá Johnatan.

    Muito obrigada por voce apreciar minha arte e meu blog... Mas eu visitei o seu blog e fiquei impressionada com seus desenhos. Parabéns!!! Voce tem um futuro brilhante. :) Já sou um seguidor também. :)

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  53. OLá Maria.

    Primeiro, obrigada por apreciarmeu blog.

    Agora falando sobre sua futura pintura. Fazer uma pintura sobre "abraço" é dificil de dar uma dica única... isso vai depender de como você quer representá-lo, que técnica vc quer usar, se voce pretende seguir a linha acadêmica, fazendo uma pintura realista, ou algo mais livre, com pinceladas soltas, no estilo expressionista ou impressionista. Um abraço pode expressar sentimentos de saudade, alegria, despedida... pense em qual desses sentimentos voce quer expressar esse abraço em sua pintura... pense nos detalhes, antes de pintar, se caso for usar óleo, ou acrílica e tela, faça esboços, busque imagens , fotografia que mostre de alguma forma a sua idéia. :) caso contratio voce pode sentir-se exausta de ir diretamente a pintura sem um amadurecimento da sua idéia.
    PIntar é muito prazeroso, mas até mesmo para quem tem experiencia e que pinta sempre, quando não amadurece o que realmente quer pintar, nem sempre alcança o sentimento que buscava no inicio da pintura, ou quando ainda só era uma idéia.

    Qualquer dúvida é só escrever ok

    Um abraço e boa sorte. :)

    ResponderExcluir
  54. OLá,Laura Gore.

    Muito obrigada pelo se comentário. :)
    Existe varios sites de pinturas e desenhos passo-a-passo... Mas preciso saber o que vc quer fazer, pintura com lápis de cor, pastel, óleo.... alguns sites são pagos para conseguir essas visualizações e outros não. Eu estou elaborando imagens para criar novas paginas aqui no blog sobre pintura de lápis de cor e óleo passo-a-passo.. mas isso leva um certo tempo, eu espero poder acrescentar aqui essa nova página na próxima semana. :)

    Enquanto isso, voce pode visitar esse site que mostra o passo-a-passo da pintura.

    http://pinturaemquadros.blogspot.com/


    Um abraço

    ResponderExcluir
  55. Olá!
    Obg por responder meu comentario!
    Eu quero fazer pintura com lápis de cor!
    Vou entrar nesse site que você me indicou!
    Sempre vou estar entrando em seu blog para ve se vc já elaborou novas páginas sobre pintura de lápis de cor.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  56. OLá Laura,

    eu estou concluindo a preparação de material para fazer a nova pagina "Passo a Passo" mas a primeiroa tecnica será de pintura com Giz pastel seco, mas assim que eu concluir eu iniciarei a estapa de pintura com lápis de cor.
    Aquele site que mencionei acho que só é de pintura a óleo.

    Obrigada por seguir meu blog.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  57. Oiie , sou o Allan ,Muito obrigado por me responde , vou por todu ke me disse em pratica , i valeu pelo incentivo , Que Deus continue te Abençoando

    ResponderExcluir
  58. Olá meu nome é Gabriel tenho 13 anos
    Eu amo muito desenhar,mas,não consigo.Meus desenhos são horríveis,dá vontade de se matar.Esses dias olhei um rapaz fazendo desenhos,os desenhos eram incríveis e ainda eram em 3D.Toda vez que olhava pros desenhos dele e depois pro meu,tinha vontade ded chorar(aposto que esse cara desenha melhor com a boca do que eu com as mãos).Eu vejo um desenho de um quadrado(nem isso eu sei fazer direito).Na escola,eu sou super inteligente(só que isso ninguém quer saber quem é inteligente ou não),queria me destacar na classe mostrando uns desenhos bem legais.

    ResponderExcluir
  59. Olá Gabriel,

    Eu gostaria de ver seus desenhos...envia pra o meu email lsnogueira@gmail.com

    Mas fiquei preocupada sobre voce dizer que gostaria de se destacar ou ficar popular se vc fizer desenhos "bem legais"... Não pense dessa maneira, não será bom para você.

    Mas se voce ama desenhar significa que voce tem algum grau de pendor artítico, ou seja, tem habilidade para desenho, por isso gostaria de ver seus desenhos. voce já recebeu comentarios sobre seus desenhos por algum profissional?

    Cada artísta tem seu estilo e sua maneira de desenhar. para fazer desenhos em 3D, não é tão simples assim, tem que ter no mínimo noção de perspectiva, então voce tem que estudar.

    Não basta ter talento, tem que ter tecnica, para que seus desenhos impressione. Então tem que estudar técnicas de desenho, e tem que praticar muito, muito mesmo, todos os dias, a todo instante que a inspiração surgir.

    Não se preocupe em se tornar bom nos desenhos para se tornar popular na classe, isso acontecerá normalmente na medida que você for se aperfeiçoando... faça os seus desenhos com calma, bem elaborados... estude luz e sombra, aprenda a dar volume nos seus desenhos.... enfim tem que se aperfeiçoar.

    É mais importante que seja primeiro voce a gostar do que voce esta desenhando, a se sentir bem fazendo isso, e não os outros. ok...

    Quando voce começar a curtir os seus desenhos, os outros curtirão também, voce verá isso... eu já passei por isso... e sim era muito popular por causa dos meus desenhos na classe, na verdade na escola inteira, me destacava junto aos outros que desenhavam também, mas eu tinha o meus estilo, não agradava a todos e aprendi a aceitar isso, porque não se pode vencer todas, certo?! Faz parte da vida... então esquece isso e te concentra em aperfeiçar os seus desenhos... o resto: reconhecimento, admiração, encomendas, etc... fluirá naturalmente quando menos você esperar. ok?! :D

    Não esquece, me envia os seus desenhos.

    Boa sorte Gabriel. :)

    ResponderExcluir
  60. Ola Leida tudo bem,quero lhe dizer que sou um amante das artes e que adorei suas obras e que voce e muito linda,eu estava com algumas duvidas mas ja foram esclarecidas obrigado,bjs.

    ResponderExcluir
  61. Olá Anonimo

    Estou feliz que aprecia minha arte e obrigada pelo "muito linda". :D

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  62. Pow eu vi a resposta do comentario do gabriel , i percebi uma coisa... eu por exemplo particulamente nao curto muito meus desenhos , os outros curtem , mais eu nao estou satisfeito ainda .. '-' ( Allan dnv *-* )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allan,

      O teu senso crítico é muito auto, por isso você não fica satisfeito com o seu desenho, voce acredita que seus desenhos não são bons, mas para os olhos de quem não desenha, ou seja , os leigos, os seus desenhos são fantásticos. Isso é um ponto positivo.

      É complicado dizer o que voce deve fazer ou aprender para sentir-se mais satisfeito com o que desenha. A responta só voce pode dar.

      Recentemente eu fiz uma pintura que no meio da produção eu já não estava gostando e já queria deixar de lado... mesmo assim insisti em continuar, eu conclui, mas achei tão ruim o que fiz, que eu nem divulguei, mas não consigo jogar fora ou pintar outra coisa em cima, apenas deixei no canto, vez ou outra eu olho e vejo o que há de errado nela ou o que falta para eu gostar dessa minha criação.... isto sempre me aconteceu; minha secretária achou a coisa mais linda, eu detestei.... eu penso que eu não a única artísta que passa por isso, porém, é uma situação que também me incomoda... mas não tenho resposta, acredito que aconteça o mesmo com você. E acredito que eu encontrarei a minha resposta a qulquer momento, mas até isso acontecer, eu não fico me pressionando, porque senão ficarei paranóica com isso... isso pode influenciar nos meus outros trabalhos.

      Cada desenho ou pintura que voce faz, é uma obra única, como as pessoas, cada um é único.... então se aquela obra que você fez, não foi do teu agrado, não se preocupe, continue tentando, como eu já disse a voce antes... seu momento vai chegar... tenha paciência... não seja tão exigente com voce mesmo, deixa as coisas fluírem... e que bom que as pessoas gostam do que voce faz.... há muitos artístas que sofrem porque as pessoa não compreendem sua arte, a expressão que elas passam.

      Você ainda não me enviou os seus desenhos... eu realmente gostaria de vê-los.

      Um grande abraço Allan. :)

      Excluir
  63. Você tem que faser outro tutorial , gostey muito desse mais ainda tenho sede de aprender , Espero ancioso por outro turorial , manda aê! ;D ( Allan )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Allan, estou tentando atender as necessidades de todos que deixam o seu comentário aqui, mas não é tão simples assim, porque eu tenho que elaborar bem e manter uma linguagem simples para que as postagem sejam bem compreendidas... Estou produzindo outros tutorias sim, mas ainda não postei, por causa desses cuidados que acabei de mencionar, e também porque tenhoq ue dividir esse meu tempo com encomendas e com minhas proprias criações. :)

      Excluir
  64. oi tenho 13 anos e tenho muita vontade de me espesialisar ,adoro desenhar borboletas sombreados etc mas minha mao doi depois de algun tempo como posso treinar gostaria qe pudesse me dar algumas dicas.obrigada

    ResponderExcluir
  65. Olá, Leida Nogueira, chamo-me Romáryo Almeida Cavalcanti.
    Primeiramente gostaria de dizer que fiquei extasiado com seus trabalhos artísticos, o que inclui este blog que manténs e que tanto ajuda os que tentam dominar a arte de desenhar. Mas, enfim, estou lhe enviando uns desenhos meus por e-mail, eu sempre gostei de desenhar, porém tenho consciência de que nunca cheguei nem perto de ser um bom desenhista, mas acompanhando este blog, lhe vi tão solícita que resolvi abusar um pouco da sua boa vontade e pedir conselhos, acredito que, além da falta de talento, os meus maiores problemas sejam com relação a simetria e proporções, tenho dificuldades em passar detalhes para o papel, sem contar a falta de paciência, pois ao começar um desenho só paro quando termino e sempre quero terminar logo, o que acaba prejudicando o meu desempenho, enfim, confio em você para ser Juri, Juíza e Executora e fico no aguardado da sentença =)...
    Muito Obrigado, seu trabalho é magnífico...
    Ah, e tomei a liberdade de adicionar-te no facebook.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romáryo

      Muito obrigada por vc apreciar minha arte e meu blog. Eu não acredito que voce seja tão ruim quanto diz. Por isso faço questão de ver seus desenhos.
      Mas eu verifiquei meu email e não havia imagens do seus desenhos.
      Envie-me novamente, por favor. :)

      Seja bem vindo no meu blog, e no meu grupo de amigos do facebook.

      Excluir
  66. Vc começou a desenhar com quantos anos ??

    ResponderExcluir
  67. bom, eu lembro que quando eu tinha uns 08 anos, meus desenhos era elogiados pela professora, mas com 12 anos eu iniciei retratos, e já me dentifiquei com isso de primeira... e nunca mais parei, :D

    ResponderExcluir
  68. pow gostei do seu tutorial. eu sou iniciante e queria saber qual estilo de desenho é mas facil para eu começar?

    ResponderExcluir
  69. Leida, gosto do seu trabalho, sou desenhista autodidata isso é dom de Deus, essa arte alguns aprendem outros nem se quer compreendem, como nosso amigo que postou dizendo que não gostou, talvez você não compreenda o nosso trabalho, gostaríamos de pedir a ele que mostrasse os seus trabalhos para que nós aprendesse como ele. fico no aguardo das suas técnicas. < ANONIMO >.
    Leida, um abraço e parabéns sou de Irati - Pr ( Mello )

    ResponderExcluir
  70. obrigada,consegui desenhar alguns.

    ResponderExcluir
  71. Pults , eu sou o Allan , Talves vc nao lembre de mim , eu jáh postei varios comentarios aqui no seu blog , Mais independente disso , eu vim aqui pedir mais uma dica , eu estava tentando desenhar um rosto de uma menina , porem era foto , que por acaso é bem mais dificil , i di jeito nenhum eu tava conseguindo pegar a forma exata do rosto da pessoa , i eu queria algumas dicas de por exemplo qual parte do rosto faser primeiro , pra eu ir me apoiando , i é só , Ater '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, claro que lembro de você.

      BOm, é uma dica complicada de dar, porque pode ser que não seja a melhor para voce, então vou dizer como eu faço... mas não quer dizer que é a melhor maneira de iniciar, cada desenhista encontra a sua maneira.

      Bom eu sempre inicio pelo nariz, porque depedendo do tamanho que eu desenho o nariz, o restante do rosto terá o nariz como base de proporção. Ou seja, o tamanho do nariz, será o mesmo, para a testa e o omesmo até o queixo, use o seu proprio lápis para marcar essas medidas. Em seguida use essa mesma medida para fazer as linhas laterais até as orelhas, lembre-se que as orellhas tem o a mesma medida do nariz também.

      Desenhe os olhos, e para não ficar desproporcional um olho do outro, meça os olhos com seu lápis também, a distancia de um olho para outro é a medida do mesmo olho.

      Boa sorte

      qualquer duvida, pode pergurtar. :)

      Excluir
  72. kkkkkk Vlw nao sabia disso , Vai ajudar , Brigadaao ( Allan )

    ResponderExcluir
  73. POw aki her o allan dnv , eu to tentando desenhar a menina , mais tah brabo , eu keria saber si tem como eu te mandar a foto dela i vc faser masiou menos um rascunho dela pra me guia
    tah brabao aki , copiar foto her pior doq eu imaginava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Manda a foto do teu desenho e da modelo para eu comparar para o email: lsnogueira@gmail.com

      Excluir
  74. eu mandei o convite no hotmail , poreém todos os desenhos ke tentey dela nao ficaram mto bons i eu nao tenho mais , a unica coisa que posso faser é mandar a foto

    ResponderExcluir
  75. parabéns seu blog e lindo e vc desenha muitíssimo bem, adorei suas dicas elas vão me ser muito uteis =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada Nando.

      Se tiver dúvidas e que no meu blog não encontrar a resposta é só perguntar..
      Eu tento mantê-lo atualizado... mas sempre acaba escapando alguma coisa.
      Então esteja a vontade para perguntar.

      Abraço. :)

      Excluir
  76. oi posso esfumaçar com outra coisa a nao ser o lapis esfuminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá,

      Claro que sim, os esfuminho na verdade só é interessante para esfumar lugares bem menores como canto dos olhos, sombra dos cílios dentro dos olhos, canto da boca, dentes.., parte interna da orelha... mas para os cabelos, as bochechas eu uso papel toalha, mas cuidado, tem que esfumar com cuidado, porque se fizer com muita pressão sobre o papel, vai danificar o mesmo, deixando aspero e esfarelado.

      Excluir
  77. obrigadu vc desenha muito eu desenho mais paisagens agora resolvi desenha rosto

    ResponderExcluir
  78. oi estou com muita dificuldade em desenhar rostos e principalmente na hora de fazer o cabelo e o sombreamento o que posso fazer para melhorar isso
    me add no facebook david_bolotari@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. olha gente vcs nao presisao de um lapis bon vcs so presisao de ter calma e querer desenhar bonito ai vcs vao consiquir tudo e ten que ter muita consentrasao ok pessoal nao esquesao de ter calma taben ok

    ResponderExcluir
  80. devid eu tenho 14 anos e desenho rostos des dos 10 anos de idade intao e so vc querer cara

    ResponderExcluir
  81. OLá David,

    desculpa a demora para responder, mas estou bem atarefada esse mês com encomedas de retratos.

    Me envia o seus desenhos para enteder melhor qual a sua dificuldade, meu email é lsnogueira@gmail.com

    E David, enquando não se dominar Luz e sombra, sempre haverá dificuldade em dar columes nos cabelos, nos lábios, realismo nos olhos e dar expressão nos mesmo... para desenhar bem , é importante que voce domine a tecnica de luz e sombra... e para isso voce tem que treinar muito, desenho observando de onde vem a luz e para onde as sombras estão sendo projetadas. trei escalas de tons, fazendo 9 quadrados e pintando todos com o mesmo lápis, mas prefira 4B, ou 6B pois els poderãp de dar todos os tons sem repetir nenhum. essa estudo na escala de tons, facilitará a sua percepção na hora de sombrear um rosto... Eu terminei de fazer um novo video de desenho artítico de retratos com grafite e carvão. pra vcs visualizarem onde devemos escurecer bem e onde não devemos... dando volume e forma no rosto. Acho que em dois eu poderei postar aqui.

    ResponderExcluir
  82. Olá Anonimo,

    voce tem razão quando diz que é necessário calma, concentração e muita vontade de se aperfeiçoar para desenhar bem... Mas, depois que aprender a desenhar bem , ter um lápis especial, um papel especial faz muita diferença sim... o seu trabalho fica mais perfeito, mais bonito, mas "qualificado".
    Enquanto não for bom em desenhar a mão livre e não dominar a tecnica de luz e sombra... de nada adianta ter lápis e papel especificos para desenhos artíticos, mas depois que aprender, eles seram fundamentais para que o seu trabalho se destaque e ganhe respeito na apresentação. ;D

    Parabéns por voce ser perseverante nos seus desenhos e na sua aprendizagem. :)

    Boa Sorte.
    Excluir

    ResponderExcluir
  83. Olá queria sabe desenhar. minha professora de arte diz q eu desenho bem mas quando EU vejo meus desenho , pra mim eles são horríveis!!!! qeria ajuda sua para desenhar melhor. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Gabriel, envie-me alguns desenhos para meu email lsnogueira@gmail.com para eu entender o que vc precisa melhorar.

      Mas veja bem é normal a gente ficar insatisfeito com o nosso proprio desenho. leva um certo tempo de muita pratica para começarmos a ficar feliz com o q desenhamos. :) então nao se preocupe muito. só nao deixa de treinar. ok :)

      Excluir
  84. olá sou a bruna queria saber como desenhar um rosto de uma mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, as proporções são as mesma para homem e mulher. Mas o rosto feminino, as linhas de contorno tendem a ser mais redondas, principalmente na parte da bochechas, testa e queixo, o que vai realmente valorizar o rosto feminino é o sombreamento, a valorização da boca... quando desenhamos um rosto feminino, mesmo que no seu modelo ela não esteja maquiada, no desenho nós maquiamos, valorizando cílios, lápis, com sombreamento mais escuros e bem definidos.

      Excluir
  85. Eu não sabia que gostava de desenhar pois eu não tinha tempo e nunca parei pra tentar, mais a uns dias atras comecei a desenhar e gostei e agora eu quero ir mais fundo nisso, e gostaria de agradecer as dicas serram muito utes para mim.

    ResponderExcluir
  86. oi leida
    em minha cidade e dificil arrumar esses lapis. eu consiguir arruma 2B HB 4B
    o esfuminho eu nao achei nao. sera que tem como vc mandar pelo correio um pra mim... eu agradeceria muito.
    djohw_robert@hotmail.com esse e meu imail.
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá voce pode comprar pela internet. eu compro todo ou meu material por essa loja virtual http://www.frutodearte.com.br
      é a loja mais completa que eu conheço. :D

      Excluir
  87. Ola eu falo que nao tem nada a ver o material que vc usa para desenhar eu nunca fis cursu r nao tenho material e racho todos vcs desenhando kkkkk é verdade me add no orkut para vc veren os desenhos que eu fasso meu emay:luan_10_2010@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan,

      Quem sabe desenhar realmente, desenha com qualquer coisa, até num vidro sujo de poeira.... o material sugerido aqui só é para qualificar um desenho convencional... mas cada um desenha com o que gosta ou com que já está costumado... e eu também nunca fiz curso de desenho.

      Eu não tenho orkut, então infelizmente não posso ver o quanto você deve ser bom, já que "racha todos nós, desenhando"...

      Excluir
    2. Ou seja ele ta se achando !!!!

      Excluir
  88. SUAS AULAS SAO INTERESSANTE E FAZ NÓS SE EXPIRAR EM NOSSOS SONHOS OBRIGADO POR TER DADO SUA FORÇA

    ResponderExcluir
  89. Eu fico muito feliz em ouvir isso.

    Seja sempre bem-vindo. :)

    ResponderExcluir
  90. Leida, queria saber se depois de eu seguir essas informações, eu poderia evoluir para que eu possa me tornar design profissional? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, minhas dicas somente servem para aperfeiçoar ou dar direção para quem é iniciante... quando a se toirnar profissional, só depende de quando voce vai praticar desenhando... não basta só seguir as regras do desenho artístico, tem que praticar e praticar muito, cada desenhista encontra sua propria maneira de elaborar seus desenhos e isso só fluíra com prática.... então minhas dicas tem sido muito util para muitas pessoas que nao desenhavam nada e as que já desenhavam, mas tinham dificuldades para alguns detalhes.

      Espero que minhas dicas realmente possam lhe ajudar... :)

      boa sorte e pratique muito. :)

      Excluir
  91. meus desenhos nunca saem com a aparencia da foto e ainda ficam desproporcionais o que fazer para melhorar meus desenhos. obrigado Seu blog é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      voce precisa dominar as tecnicas de proporção e luz e sombra. para isso só com muita pratica...

      antes de iniciar rosto, tente dar realismo desenahndo uma maçã... voce parenderá a dar volume no seu desenho.. quando sua maça estiver realista, ou seja, com a impressão de que pode sair do papel, então voce conseguirá dar os meemo efeito para o rosto.

      Boa sorte.

      Excluir
  92. Olá Leida, tudo bom?
    Eu sou um iniciante ainda na arte de desenho à mão livre e queria um contato com você para me dá dicas e técnicas de desenho para amadores como eu...
    Seria de muita ajuda, ainda mais vinda de você! :)

    ResponderExcluir
  93. me adiciona no facebook, e poderemos conversar por lá.

    seja bem-vindo. :)

    ResponderExcluir
  94. eu to começando a aprender desenho, so que não consigo desenhar vamos so por um rosto ele não fica realista como faço para fazer o desenho ficar realista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Leida Nogueira!!!
      Eu to começando a aprender desenho, so que não consigo desenhar vamos so por um rosto ele não fica realista como faço para fazer o desenho ficar realista?

      Excluir
  95. Oi leida tudo bem ?

    estai de parabens pelo seu trabalho.sao otimos.
    eu me chamo thiago....sempre gostei de desenhar...e faz uns tempo q nao desenho,e to querendo começa de novo.Vc com esse blog ajudou muito..eu ja fiz alguns desenho e uns deles foi rosto de mulher,ja pensei em fazer cursos de desenho..mas no momento to sem condiçao.E vc ta ajudando muito com seu blog..
    queria sua opniao nos meus desenhos q fiz,sempre coloco em orkut e facebook..
    se vc poder,eu agradeço..
    e eu te add no facebook e no email...
    parabens...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada


      envie me uma mensagem no facebook, para eu saber quem voce é. :)

      Excluir
  96. Olá Leida Nogueira!!
    Sempre gostei de desenhar mas não consigo desenhar rosto nen o corpo e quando desenho
    eles realistas. O que eu faço??
    Adorei seu site.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anatomia humana é realmente o mais dificil de desenhar, mas não é impossivel. :)

      eu precisaria ver seus desenhos para ter uma ideia em que nivel voce está.. as vezes voce pode já está desenvolvendo bem os seus desenhos, mas não consegue aperfeiçoa-los... envie-me um de seus desenhos de rosto e corpo humano para meu email lsnogueira@gmail.com assim eu poderei entender melhor sua dificuldade.

      Abraço :)

      Excluir
    2. Oi Leida!
      Eu não consegui enviar os desenhos para seu e-mail.
      Posso tentar te enviar pelo Facebook???

      Excluir
    3. mas por que não conseguiu?
      então tenta pelo facebook ou então tenta por esse outro email leidanogueira@hotmail.com :D

      Excluir
    4. Pois dizia que avia algum erro.
      mas consegui enviar para seu outro e-mail
      muito obrigada!!!

      Excluir
  97. EU ADMIRO QUEM SABE DESENHAR E GOSTARIA MUITO DE APRENDER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu meu blog tyem auxiliado muitas pessoas que estudando sozinhas, ou seja, que não frequenta, cursos e escolas de artes....

      Voce pode me enviar seus esboços para eu avalia-los durante asua prendizagem aqui.

      qualquer duvida é só perguntar, ok :)

      Excluir
  98. oi leida olha eu aqui de novo...o thiago srfsrsrs

    passando pra te dizer q esse blog é nota 10.;.
    parabens,...aquele abraço

    ResponderExcluir
  99. ñ estou entendendo nada

    ResponderExcluir
  100. meu nome é HELENA visitei o seu bolg e adorei quero aprender com vc a desenharque DEUS TE ABENÇO~E POR PASSAR O QUE SABE COM CARINHO BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por gostar do meu blog Helena, seja sempre bem-vinda. :D

      Excluir
  101. ola e adorei aprender cm vc pode mi invia mais coisas adorei

    ResponderExcluir
  102. Olá Leida, Parabéns pelo seu trabalho vc é muito talentosa!
    Gostaria de saber c vc trabalho com algo relacionado a desenhos?
    Ah c tiver um tempo visita meu blog: www.aprecieart.blogspot.com
    Também adoro desenhar, e gostaria q vc desse uma olhada no meu trabalho.

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro

      Não entendi sua pergunta. De qualquer forma, eu vendo minha pinturas, faço retratos por encomenda, faço pintura digitais para mousepad, cartoes de lembranças, convites de casamento, quebra-cabeça... era isso que queria saber? :)
      e sim vou visitar seu blog e deixarfei comentário lá...

      Obrigada por gostar da minha arte.

      Abraço

      Excluir
  103. Tem algum problema em o lapis ser roliço ou não, gostaria de saber sua preferencia. Obridado pela ajuda.

    Seus trabalhos são ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi sua pergunta mas se voce está se referindo ao modelo do lápis se isto é redondo ou sextavado (com forma quadrada) bom, acredito que não, depende de cada um, eu uso os dois tipo de modelos, não escorrega da minha maç nem um dod dois. EU dou mais importancia a marca, minha preferida é Lápis Staedler, eu acho que os grafites são bem macios e bem escuro. Mas é bom voce experimentar outras marcas de lápis profissionais para desenho e fazer sua escolha. :)

      Excluir
  104. Não sei se nº é algum tipo de medida, mas tenho um lápis q registra nº2, gostaria de saber que tamanho de grafite ele corresponde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è um grafite grafite mais duro, ou seja, não serve para esfumar.
      Para desenhos artpistico o ideal são lápis graduados, ou seja, os lápis são divididos em graduações: dura, média e macia

      8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B

      definição das letras:
      (H) = Hard –> grafite duro.
      (B) = Brand ou Black – grafite macio ou preto.
      (HB) = Hard/Brand- grafite de dureza média

      Para cada sombra, existe um lápis proporcional à sua intensidade. Você não precisa ter todos, mais uns 4 seriam essencial, como HB (para o esboço),4B,6B,7B. (para sombreamento)

      Excluir
  105. Eu gosto muito de desenhar, mais desenhava sem técnica nenhuma,
    meus retratos sempre sai algo torto rsrsr
    as vezes desanimava rs
    mais conheci mangá e aprendi proporção,
    e agora com ajuda do seu blog está bem melhor meus desenhos,
    deu pra animar,^^
    gostaria muito de sua opinião, gostaria que me falasse que nível eu estou,^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só me enviar seus desenhos para leidanogueira@hotmail.com :)

      Excluir
  106. Só tenho o da faber castell, aquele que vem com a caixinha de lápis de cor... não sei que tamanho ele é, mas pode ser usado para fazer estes desenhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, para esboçar sim, mas se for o 6B dá pra fazer um desenho mais elaborando, dando volume e formras realistas completa.

      Excluir
  107. Olá Leida, conheci o seu blog a algumas semanas e eu gostei de+ fiquei maravilhado com os seus trabalhos e achei muito legal o da chuva, Parabens...
    Eu desenhava quando criança, desenhei até a adolescência depois, comecei a fazer aulas de violão e acabei abandonando o desenho, mas, por motivo que no momento só Deus sabe voltei a "rabiscar" e encontrei nas suas dicas de desenho a ajuda que sempre desejei,Parabens por tudo o que vc faz, não imagina o quanto é importante esses conhecimentos para mim.E quando eu fizer um desenho melhorzinho eu te envio para avaliação, seria ótimo!

    ResponderExcluir
  108. Olá Altiperes

    que maravilha, estou realmente feliz pelo seu retorno aos desenhos.

    Seja sempre bem-vindo...

    Abraço

    ResponderExcluir
  109. Eu trabalho com serigrafia mas a minha vontade maior é aprender a desenhar rostos de pessoas usando o lápis grafite, diante disto vou procurar através destas dicas tentar dar inicio a este aprendizado.

    ResponderExcluir
  110. A ok Leida Nogueira! vou comprar para ter melhores resultados ☺

    ResponderExcluir
  111. gostaria de saber quantos g/m² o papel branco canson possui, ele que e utilizado em retratos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Em uma loja de material artistico para desenhistas, voce poderá encontrar papel Canso de gramatura com no minimo 41g/m2 até 400g/m², sendo que essa última está mais direcionada para pintura com tinta acrílica.

      Obrigada por visitar meu blog. :)

      Excluir
  112. oie vc poderia deixar uma lista completa de tdos os materiais que preciso ter para meus desenhos serem perfeitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Eu etsou modificando essa página, especificado material para cada variação do desenho artístico.
      Já está adcionado a lista para desenhos mais elanorados e consequentemente com um efeito mais qualificado.

      Obrigada pela visita ao blog.

      Excluir
  113. Oi!!!!!!! adorei o seu blog, fui selecionada para desenvolver um projeto de artes,desenho e grafite na escola que trabalho e espero poder contar com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,

      tudo bem! :) ajudarei na medida do possivel.

      Seja bem-vinda. :)

      Excluir
  114. Olá Leida , de desenho não sei nada , gosto e já fiz algums trabalhos , só que bem infantil, e pesquisando sobre técnicas e iformação sobre o assunto, escontrei este seu blog , que para mim tem sido de muinta inportância e já aprendi e tirei algumas duvidas , gostaria de saber se na medida do possivel poderia me ajudar diante da nessecidade e duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      obrigada por gostar do meu blog. Fico muito feliz em poder lhe ajudar.... voce pode fazer sua perguntas por aqui ou enviar para o meu email citado abaixo e lhe ajudarei, se quiser que avalie seus desenhos, voce pode enviar-me isto também para lsnogueira@gmail.com ou leidanogueira@hotmail.com.

      Seja sempmre bem-vindo

      Excluir
    2. Oi,gostei demais de seu blog.Desde criança gosto muito de desenho,mas so agora resolvi investir,querer realmente aprender,nao tem noçao de nada,tenho materiais como lapis,papel,borrachas,materiais específicos para o proprio desenho e quero iniciar neste universo de desenhos,quero uma dicas sua pra mim que pretende iniciar a arte do desenho,desde ja agradeço,muito bom seu blog,parabéns,e até mais.

      Excluir
    3. Olá Henrique seja sempre bem-vindo para fazer suas perguntas que lhe ajudarei na medida do possivel.

      Até breve :-)

      Excluir
  115. Oi!Gostei do seu blog,muito bom mesmo.Sempre gostei de desenhos mas quero aprender,é possivel pra quem esta iniciando e nao tem pratica nenhuma?Espero receber dicas sua através do facebook e msn,desde ja agradeço,parabéns pelo blog. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possivel. tudo vai depender de sua força de vontade e pratica. :)
      voce pode fazer suas perguntas que eu responderei na medida do possivel.
      estou aprimorando meu blog o mais que posso para ficar cada vez mas facil para quem está iniciando o desenho artistico.

      Seja bem-vindo. :)

      Excluir
  116. ola sou a stefan e estou no decimo ano e eu queria ser a melhor da sala so que nao sei como
    nao tenho direçoes e queria saber se poderias ajudar me a começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefan

      Como assim a amelhor da sala? em desenho? há outros desenhistas em sua classe?
      Seja mais especifica em que extamente voce quer minha ajuda. escreve para o meu emal lsnogueira@gmail.com :)

      até breve

      Excluir
  117. Como faço para armazenar meu limpatipo?? porque depois do uso eu enrolo ele num plástico, mas toda vez qdo vou pegá-lo de novo, ele gruda no plástico e eu acabo perdendo uma boa quantidade.... existe algum recipiente próprio para armazená-lo?

    Obrigada! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dri


      Boa pergunta, dependendo da marca da borracha limpatipo, ela pode colar ou não no plastio, eu uso Koh-I-Nor, então ela nunca colou no papel filme que acho melhor para armazena-la. Mas antes de você guarda-la amasse-a bem, para limpar o grafite que estava nela. Voce pode também deixa-la sem plástico, mesmo que pareça que ela esteja ressecada, antes de usa-la, amasse-a novamente até ficar maleável e pronta para usá-la.

      Espero te ajudado você. :)

      Excluir
  118. Olá Leida,

    amei seu blog! A muito tempo procurava um lugar que me falasse tanto das técnicas quanto do material . Gosto de fazer desenhos porém não tenho muito experiência. Meus "desenhos, se é que posso chamá-los assim, são apenas geométricos. Não sei aplicar luz e sombra, o que deixa os desenhos sem vida. Se eu fizer um curso, eu consigo aprender todas as técnicas? Você conheceria algum curso aqui no RJ que pudesse me indicar?
    Obrigada!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julianam

      Acredito que exista bons cursos no Rio de Janeiro e sim com certeza aprederá bem luz e sombra . Mas infelizmente eu não conheço nenhum curso para lhe informar se é bom ou nõa, eu farei uma pesquisa com lahuns amigos desenhistas que nmoram no Rio e pedi uma indicação sobre isso, ok?

      Um grande abraço

      Excluir
  119. eu comentei já em outro post hehe mas eu gostaria de agradecer pela apresentação dos materiais, eu ainda tinha duvidas sobre a utilidade de alguns que agora eu entendi xD eu vou treinar bastante agora e então investir e comprar materiais^^ obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá HT_Re

      que maravilha saber que gostou e que meu blog tirou suas dúvidas. :)

      Muito obrigada também. :)

      Excluir
  120. eu queria uma borracha que nao machucasse o desenho.quais dessas borrachas voce me recomenda?

    espero resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilson

      Todas as borrachas que mencionei acima, não machucam e nem borram o grafite no papel, mas se o papel for muito fino como o sulfite ou vegetal , tem que apagar com cuidado e segurar o papel porque pode somente amassar mas sujar não.

      seja sempre bem-vindo.

      Excluir
  121. pessoal como fasso para começar eu desenho sou iniciande quero aprender se puder me ajuden meu msn e viniciusloki@hotmail.com me manden msg blz

    ResponderExcluir
  122. Gostei muitíssimo do seu blog! Gosto muito de desenhar e pretendo fazer Arquitetura, achar seu blog foi muito bom porque está me ajudando a melhorar minhas técnicas. Parabéns pelo seu trabalho está maravilhoso! Inspirador... *-*

    ResponderExcluir
  123. Ola! gostei do seu site, bom me chamo Josuel e estou em busca de parceiros, se voce tem algum interesse veja meu site e entre em contatos:. http://3mgsbrazil.blogspot.com.br/ copiar e colar na barra navegador.
    Obrigado a todos! fone:. 81 87532419
    3mgsbrazil@gmail.com

    ResponderExcluir
  124. Oláa ! Gostei Muiito do seeu bloog muiito boom pois min ajudou Muito Me Chamo Samuel Sou Meio Iniciante Nos Desenho mas Desenho bem apesar qe só consigo desenhar olhando outro desenho *-* Mas tenho algumas Perguntas Tem como voc me adicionar msn ou mandar seu email pra me perguntar ? Por favor me ajudaria muito . eu amo muito desenhar e to tentando encontrar resposta para a minha pergunta faz tempo . Obg ! *-* Meu msn/Email : Samuel_mcz@hotmail.com ou manda o seu aki msm No Blog :D

    ResponderExcluir
  125. oi meu nome é Fernando,tenho 22anos,adoro desenha des de pequeno mais fiquei deis dos 10 anos sem desenha nada, tenho um pouco de dificuldade em desenhar o rosto sera q vc me daria algumas dicas, muito obrigado, mais uma coisa papel sufite é bom pra desenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas vc vai encontrar aqui na página "cabeça" e papel sulfite não é bom para desenhos realistas, mas para esboços sim.

      Excluir
  126. Galera curtam minha Página e vamos trocar idéia la?
    http://www.facebook.com/centraldosdesenhistas

    ResponderExcluir
  127. Ellen Aparecida Borges21 de junho de 2012 às 12:44

    Olá adorei encontrar esse blog,pois ainda sou jovem e não tenho muito conhecimento na arte...Mas adoro desenhar,até meus colegas falam isso más só não consigo desenhar rostos. Vc me recomenda alguma coisa para eu aprender e conseguir desenhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vc tem que estudar tecnicas de proporção de cabeça e face. Aqui tem essas dicas, mas pode fazer cursos, verifica em sua cidade se há cursos específicos de retrato.

      Excluir
  128. 0lá sou Gabriel, curto muito desenho realista, tbém desenho. não igual a vc é claro estou impressionado com seu blog depois se possível quero algumas dicas ficarei muito feliz de verdade amei suas instruções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc escrever suas duvidas e eu lhe ajudarei na medida do possivel. :-)

      Excluir
  129. eu ja sou deseista proficional e adoro desenhar rostos de meus parente antes sem esses materiaes saia meio feio por comta da borracha que marcava todo o meu grafite E AGORA TA BEM MELHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, com o material adequado, os nossos desenhos ficam muito melhores e profissionais. :-)

      Excluir
  130. Ola, meu nome é Rafaella e preciso desenhar um CORETO DE PRAÇA, com 8 lados para amanha para meu trabalho! O professor pediu para eu fazer a partir de 1 ponto, o objeto com oito lados. Como eu faço ? Nao me lembro por onde começar.. espero a resposta ainda hoje, se possivel. Grata! email: rafaellasarti@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa por responder tão tarde.... só agora vi sua mensage. Espero que vc tem encontrado a resposta e realizado bem o seu trabalho. :-)

      Excluir
  131. ola,meu nome e jardel tenho 22 anos adoro desenhar mas queria qe você me mandasce umas dicas por favor beijos te agrdesso desde ja.meu email e alencarmengao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  132. ola, desenhar com base em outro desenho, uma especíe de ampliação ou redução, é de fato desenhar?Digo, eu nao estaria apenas copiando algo já feito?desenhar , nao seria simplesmente imaginar algo da mente e transcrever pro papel ou tela, isso o torna mais original do que ampliar?Por exemplo, eu desenho ampliando muito bem outras imagens ou rostos, mas se for pra desenhar imaginando da minha cabeça, nao fica bom o resultado no papel.Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa o que vc desenha, mas se desenha bem mesmo sendo de outro desenho, isso é desenhar também, mas não quer dizer que vc é um desenhista; porém não é aconselhável vc copiar de outros desenhos, pois podem ter erros. Para vc ser um bom desenhista vc precisa aprender a desenhar de modelos reais, vc aprenderá a desenhar com realismo e com pratica do desenho de observação vc conseguirá criar seus próprios desenhos. É necessário muita prática e dedicação mnos estudos sobre técnicas do desenho artístico.

      Excluir
    2. Se eu optar por desenhar a partir de fotos, eu estaria perdendo muitas informações(sombra,volume,textura) do que estou desenhando por optar desenhar uma foto a um modelo real?E isso prejudicaria minha evolução de aprendizagem?

      Excluir
    3. Voce só vai aprender sombra, volume, textura, estudando tecnicas. As fotos ou modelos reais serão exercícios para vc aplicar os tipo de sombras que vc aprenderá. Visite essa postagem sobre tipos de sombreamento http://desenhetudo.blogspot.com.br/2012/05/tipos-de-sombreamento.html depois escolha um deles e faça o desenho aplicando a tecnica no modelo que vc escolher. Visite também a página de Luz e Sombra para entender melhor sobre dar volume nos desenhos.

      Excluir
  133. q legal isso é ótimo para aprender a desenhar adorei é tdb :D

    ResponderExcluir
  134. eu sei desenhar mais acho que meus desenhos estao ficando sem volume com fasso para fazer volume eu sou pessimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabrício

      Para dar volume em seus desenhos, vc tem que aprender luz e sombra. E para entender e dominar a tecnica de luz e sombra, vc tem que aprender a observar os objetos reais e suas formas tridimensionais.

      Excluir
  135. Olá Leida , meu Nome é Luana . Tenho uma certa facilidade desenhar só observando imagens , mas gostaria de aprender a desenhar pessoas , nao consigo fazer rostos reais . Voce pode me dar alguma dica ?
    Amo desenhar , faço isso por puro prazer . Suas dicas são otimas . parabéns por ajudar tantas pessoas com as mesmas vontades que é desenhar . Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana


      envie seus desenhos de rosto para eu analiza-los e entender qual é sua dificuldade. meu email lsnogueira@gmail.com

      muito obrigada por apreciar minha arte e o blog.
      seja sempre bem-vinda. :)

      Excluir
  136. olá Leida, prazer falar com voce
    eu comecei a desenhar faz um tempinho e sem instrução de alguem,
    todos os meus desenhos saíram de outras tentativas fracassadas,
    os meus primeiros desenhos de rosto estão no meu face http://www.facebook.com/media/set/?set=a.119143658181230.21489.100002567895903&type=3 eu te adicionei no face mas como eu acho que vc não vai me aceitar pelo fato de não me conhecer vc poderia dar uma olhada nos meus desenhos e dizer sua opinião sobre eles, lembrando que esses foram os meus primeiros desenhos de rosto e como vc vai perceber eu só usei um tipo de lápis por falta de conhecer sobre o desenho artistico, grato pela sua atenção

    ResponderExcluir